Tom DeBlass, uma figura renomada no mundo do Jiu-Jitsu brasileiro, é conhecido por sua tenacidade, habilidade e paixão pela arte. No entanto, mesmo alguém tão talentoso quanto DeBlass enfrentou um momento em que quase desistiu de tudo. Em uma reflexão sincera, DeBlass revela que sua jornada quase terminou na faixa azul — um estágio em que muitos lutadores batem em uma parede e consideram desistir. Sua história serve como um poderoso lembrete de que mesmo as batalhas mais difíceis podem ser vencidas com perseverança, e que os desafios enfrentados no nível da faixa azul não são únicos, mas sim uma luta comum na busca pela maestria no Jiu-Jitsu.
Tom DeBlass escreveu recentemente um pequeno ensaio em seu perfil do Facebook sobre como ele quase desistiu do Jiu-Jitsu quando era faixa-azul:
“Conhecimento de Jiu-Jitsu..
Houve uma época em que, como faixa-azul, eu estava perto de desistir.
Foi a primeira divisão de especialista que fiz e acabei perdendo. Fiquei esperando no torneio o dia todo, paguei e perdi. Tentei pensar em todos os motivos pelos quais não deveria “perder meu tempo” com Jiu-Jitsu, e pensei em alguns realmente bons. No entanto, havia um problema.
Eu dizia que amava Jiu-Jitsu, e quando você ama algo, você ama nos dias bons e nos dias ruins.
Olhei-me no espelho e lembrei-me de que um dia eu olharia para trás, para aquela derrota devastadora e sorriria.
Eu estava certo.
Muitas pessoas desistem antes de darem ao Jiu-Jitsu uma chance de beneficiar suas vidas. Qualquer coisa que valha a pena exige sacrifício e todos os tempos difíceis passam. Quando eu era faixa-azul, eu realmente não tinha ideia de quão benéfico o Jiu-Jitsu seria em todos os aspectos da minha vida.
Onde eu estaria se desistisse? Eu certamente não estaria em posição de levantar esse pequeno sujeito depois que ele provou a derrota que estou abraçando na foto.
“Estou tão orgulhoso de você, sorria, fique feliz, você foi incrível. Tudo vai ficar bem, você é uma super estrela. Você fez o melhor que podia e isso me torna o instrutor mais orgulhoso do mundo”. Foi o que eu disse a ele.
Vale a pena meus amigos, nunca desistam.”
Quem melhor para lhe mostrar como usar sua própria marca de passagem de pressão e finesse para parar a Guarda Z do que o mestre da meia guarda Tom DeBlass?! E se você pensou que ele era apenas um jogador No Gi, você tem outra coisa chegando. Em seu novo volume 4 “BJJ de alta tecnologia no kimono“instrucional que acabou de chegar às paradas do BJJ Fanatics, ele vai lhe dar todas as suas melhores técnicas de Gi, desde raspagens, passes, finalizações e tudo mais. E tenha em mente que tudo o que ele mostra com o Gi pode ser facilmente traduzido para No Gi, então é como obter dois instrucionais pelo preço de um.