A divisão feminina mais desafiadora do Mundial da IBJJF 2024

A divisão feminina mais desafiadora do Mundial da IBJJF 2024

Instrução de passagem de guarda de Gordon Ryan

Uma das maiores beneficiárias do crescimento da divisão feminina do jiu-jitsu tem sido a categoria peso pena, que teve um tremendo aumento de talentos nos últimos anos. Esse crescendo chega a 2024 como uma das maiores questões em aberto para o Mundial da IBJJF que acontece neste fim de semana.

Depois de dois anos dominando o peso pena a estrela do time Almeida JJ Bianca Basílio ficará de fora do torneio devido a uma ruptura no ligamento cruzado. A ausência da mais recente Rainha dos Penas deixou o pódio aberto para outra pessoa assumir as rédeas da categoria desafiadora.

Ao todo, a divisão de 58,50 quilos (129,0 lbs) terá 14 grapplers experientes tentando conquistar sua medalha de ouro, cada uma com extensos registros competitivos, incluindo grandes talentos europeus como Astrid Scholin (SWE) da Checkmat e Margot Ciccarelli (ENG). ), além dos talentos americanos Elizabeth Liera e Taylor Sausser, e de um pelotão de atletas brasileiros liderado por Anna Rodrigues e Nathalie Ribeiro. Abaixo estão os principais números desta divisão dos penas.

PRINCIPAIS DA DIVISÃO PESO PENA NO MUNDO 2024

ANA RODRIGUES

Equipe: DREAM ART
Registro: 92W-8L

Rodrigues é o favorito desta divisão. Ela é bicampeã mundial da IBJJF no peso leve e conquistou a prata em 2023 no peso pena, perdendo por vantagem para o campeão após 0x0.

Rodrigues é um jogador absoluto, com bom passe e uma guarda muito competente, mas uma de suas melhores qualidades é a forma como joga o relógio como nenhum outro neste jogo. Ela é muito difícil de marcar (a última pessoa a marcar para Anna no conjunto de regras da IBJJF foi Ciccarelli há um ano), ela está em uma sequência de 10 vitórias consecutivas e tem apenas uma derrota nesta categoria de peso em toda a sua carreira por 1 pontuação de vantagem nos últimos 5 segundos do Mundial do ano passado. Esperar Ana Rodrigues estar altamente motivada e pronta para conquistar o título que lhe escapou por pouco no ano passado.

MARGOT CICCARELLI

Equipe: AOJ
Registro: 48W-16L

Depois de vencer a Euro IBJJF este ano, a especialista em jiu-jitsu moderno Ciccarelli mudou seu foco para o sem kimono, onde teve uma seqüência de 7 vitórias consecutivas e venceu outro dos desafios mais difíceis da Europa, as seletivas do ADCC.

Como prometido, Margot volta ao kimono neste final de semana e ao torneio que conquistou em 3º lugar em 2023, após derrota polêmica para Anna Rodrigues nas semifinais. Esta é uma partida que muitos fãs adorariam revisitar, inclusive nós. Ciccarelli não só é um dos maiores talentos do esporte, mas também foi a única jogadora a marcar sobre Rodrigues em todo o ano de 2023 (e fez isso duas vezes), então fique de olho nesse “ex” mago do Crab Ride que está sempre evoluindo com AOJ e, mais recentemente, também melhorou substancialmente em seu jogo de passes.

NATHALIE RIBEIRO

Equipe: CHECKMAT
Registro: 43W-18L

Uma das guardas mais difíceis de passar no jiu-jitsu, “Tata” Ribeiro vem lutando contra uma lesão nas costas há algum tempo. Este ano, porém, a empolgante especialista da Guarda-Aranha parece estar em excelente forma, vencendo grandes nomes como Jaine Fragoso, Karen Terra e Larissa Campos. Essa boa forma a coloca em uma posição sólida para disputar o título mundial, uma das poucas medalhas de ouro que ainda faltam no vasto armário de medalhas de Ribeiro.

Embora mais conhecida por sua guarda, Nathalie mudou um pouco seu jogo ultimamente, mostrando também uma passagem de guarda muito boa, principalmente na postura de joelho, e tem uma sólida taxa de finalizações em 2023, com a maioria das substituições vindo de ataques com os pés. . Se o corpo aguentar, Ribeiro é um verdadeiro desafio para a categoria.

LARISSA CAMPOS

Equipe: AOJ
Registro: N/A

Anteriormente com Gracie Humaita e treinando principalmente na Ilha da Reunião, na África, Campos se tornou uma das mais perigosas especialistas em triângulos do esporte – técnica que utilizou para finalizar a atual campeã mundial, Bia Basilio, em 2020.

Embora muito talentosa, Larissa ficou um pouco aquém de todo o seu potencial no passado devido às suas condições de treinamento, preparando-se principalmente com hobbyistas ao longo do ano em preparação para esses grandes eventos. Aquilo foi antes, isto é agora. Larissa atualmente treina no acampamento Mendes Brothers – Art Of Jiu-Jitsu – um dos programas de jiu-jitsu de maior sucesso do mundo, onde Campos terá todas as ferramentas para ter sucesso com sua medalha de ouro de 2024 no Pans sendo a prova do novo e melhorado Lari Campos. Ela está no auge de muitos atletas (29), tem experiência e um sólido campo de treinamento, todos elementos que apontam para que este seja o seu ano.

MARIA LOUISE

Equipe: ALMEIDA JJ
Registro: 25W-8L

Um pouco fora do radar está Maria Luiza (ou Maria Nunes), parceira de treino da atual campeã, Bianca Basilio, e atual campeã brasileira da CBJJ. Ainda em seu ano de estreia na categoria profissional, a jovem Luiza acumula vitórias importantes e aos poucos vai se firmando e fazendo barulho na categoria.

Maria Luiza está ótima este ano. Depois de um início atribulado no Europeu, ela conquistou o Brasileiro e conquistou a medalha de prata no Pan. Em qualquer categoria de peso regular, uma atleta com seu talento e elogios seria vista como favorita, mas nesta categoria ela terá que se contentar com o rótulo Dark Horse. Se ela conseguir, será uma das maiores surpresas de 2024.

Fundações Bernardo Faria Jiu-Jitsu

Deixe um comentário