Bernardo Faria fala da maneira mais honesta de verificar seu nível no Jiu-Jitsu
O Campeão Mundial de Jiu-Jitsu Bernardo Faria compartilhou suas idéias sobre a forma mais confiável de avaliar o nível de habilidade de alguém no Jiu-Jitsu Brasileiro.
Faria acredita que concorrência é o método mais honesto e eficaz para avaliar a verdadeira habilidade:
Quando você vai para uma competição, quando você vai para um torneio, essa é literalmente a maneira mais honesta porque você está sob pressão, você está lutando contra uma pessoa com quem você nunca lutou antes…
Há toda a adrenalina e coisas assim.
Ainda assim, Faria reconhece que nem todos têm interesse em competir e oferece uma solução alternativa – treinar com parceiros de escolas diferentes.
Ele alerta que treinar exclusivamente com o mesmo grupo de pessoas pode levar a uma visão distorcida da habilidade de alguém, pois a familiaridade com as técnicas e padrões dos parceiros de treinamento pode distorcer o desempenho durante os lançamentos.
Faria também ressalta a importância de fazer comparações justas na avaliação do nível de qualificação.
Ele aconselha os praticantes a considerarem fatores como idade, classe de peso, frequência de treinamento e compromissos de estilo de vida, como trabalho e família:
Se você é faixa roxa que treina duas vezes por semana e está se comparando a uma faixa roxa que treina duas vezes por dia, isso não é justo.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.