Jean Jacques Machado, uma das lendas mais respeitadas do Jiu-Jitsu brasileiro, acaba de ser promovido a cinto de coral de 8º grau!
A promoção foi concedida por Rickson Gracie, ele próprio uma lenda viva e representante da geração que lançou as bases para o moderno jiu-jitsu.
O vínculo entre Machado e Rickson vai além dos tapetes.
Embora eles sejam de diferentes ramos da família Gracie, seus caminhos se cruzaram repetidamente ao longo dos anos. Machado recebeu seu cinturão preto de Carlos Gracie Jr., enquanto Rickson foi promovido por seu pai, Helio Gracie.
Apesar disso, Rickson permaneceu intimamente ligado à jornada de Machado, até mesmo concedendo a ele seu diploma anterior.
Chegar ao cinto de coral de 8º grau representa quase 40 anos no nível da faixa preta e coloca Machado em um clube extremamente exclusivo.
E, bem, o currículo da competição de Machado fala por si.
Ele era uma força dominante nos anos 80 e 90, e sua conquista coroada ocorreu em 1999, quando ganhou o título mundial do ADCC na divisão de menores de 77 kg.
Suas performances ajudaram a moldar a reputação inicial do torneio e, em reconhecimento a isso, ele foi posteriormente introduzido no Hall da Fama do ADCC.
Mas talvez a maior influência de Machado tenha surgido em seu trabalho fora dos tapetes. Como instrutor, ele guiou e promoveu alguns dos nomes mais influentes das artes marciais, principalmente Dan Inosanto e Eddie Bravo.
De fato, sua orientação de Bravo acabou levando à criação do 10º Planeta Jiu-Jitsu, uma das afiliações globais mais reconhecíveis hoje.
Jiu-jitsu da preguiça: Você pode ser lento e não atlético e ainda chutar o bumbum no jiu-jitsu.