O ator e faixa preta de aikido 7º grau Steven Seagal foi recentemente questionado sobre o que ele achava do Jiu-Jitsu brasileiro e sua eficácia.
Ele deu sua opinião abertamente e tinha reservas quanto ao combate no terreno:
“Quando as pessoas dizem que “toda a luta acaba no chão” estão erradas. 90 por cento das lutas que conheço terminam em pé com uma pessoa na horizontal. Eles (os samurais) sabiam que se caíssem no chão estariam mortos porque estavam no campo de batalha. Não queremos mergulhar no chão e tanto tempo quanto aqueles caras gastam tentando mergulhar nas suas pernas e pegar você, gastamos o mesmo tempo cortando sua cabeça ou nocauteando você ou arrancando seus olhos ou rasgar sua garganta ou cortar seu tronco cerebral quando você descer lá porque sua cabeça e seu pescoço ficarão vulneráveis.”
“Eu não me importo com quem você é, se você sabe o que sabemos, sim, e então eu vou te mostrar.”
Uma vez perguntaram a Rickson Gracie o que ele achava de Steven Seagal e se ele era legítimo.
Esta foi a resposta de Rickson Gracie:
“Definitivamente. (Seagal) tem – com base na sua formação – um conhecimento profundo dos conceitos. Quão bom ele é na vida real, como mostrará sua eficácia, não tenho certeza. Sua filosofia é baseada em realidades comprovadas. Ele acredita na técnica e nos conceitos das artes marciais.”
Então o que isso significa exatamente. Para Rickson, Seagal tem um profundo conhecimento dos fundamentos do Aikido. Quando se trata de eficácia, ele acredita que a única maneira de ver o quão legítimo ele é é treinando ao vivo. É por isso que é importante testar sua técnica de resistência aos adversários em sparring ao vivo, para poder ver o que realmente funciona.
Uma arte marcial e um artista marcial que não treina ativamente com seus alunos para testar e refinar suas técnicas, não pode melhorar…
Agora, quando o faixa-preta de Jiu-Jitsu e Taekwondo Joe Rogan foi questionado sobre STeven Seagal, ele questionou mais profundamente a eficácia da arte marcial do Aikido….
No passado, Joe Rogan deu as boas-vindas a um Mestre de Aikido durante seu podcast e lentamente quebrou o Aikido, chamando-o de a arte marcial mais ineficaz de todos os tempos.
Quando questionado sobre como lidaria com um lutador, seu convidado respondeu:
“Eu simplesmente daria um passo para o lado”