Kade Ruotolo é o homem do momento depois de eliminar sua divisão para ganhar o prêmio de US$ 1 milhão no CJI em agosto passado. Muitos então perguntaram o que viria a seguir para alguém que conquistou tudo no Jiu-Jitsu com apenas 21 anos. Para quem está se perguntando sobre os possíveis objetivos de Kade Ruotolo no MMA e as aspirações competitivas dos irmãos no grappling, Kade tem algumas respostas interessantes:
Kade Ruotlo acabou com o Jiu-Jitsu?
Os irmãos Ruotolo vêm dominando o peso leve do wrestling nos últimos anos, conquistando todos os títulos possíveis, desde o Mundial da IBJJF até o ADCC entre eles. Não resta muito a conquistar no Jiu-Jitsu, o que pode ser o próximo desafio do fenômeno de 21 anos.
Kade Ruotolo conversou recentemente sobre o assunto com Ariel Helwani, discutindo seus objetivos no MMA após uma estreia de sucesso no ONE. Dada a demanda por uma carreira em tempo integral no MMA, será que os irmãos conseguirão manter competições de Jiu-Jitsu de alto nível e uma campanha de sucesso no MMA?
Falando sobre uma possível estreia no MMA, Kade quer nada menos que uma disputa direta pelo título: “Não acho que chegará um momento em que eu abandonarei completamente o Jiu-Jitsu. Mas quando chegarmos em um momento em que estamos cada vez mais perto de lutar pelo título, provavelmente é só deixar o Jiu-Jitsu um pouco em segundo plano no que diz respeito às competições..”
Kade enfrentará Ahmed Mujtaba no ONE 169 em Bangkok, Tailândia, no dia 8 de novembro. Depois de vencer sua luta de estreia no MMA por finalização, o atual campeão de luta livre do ONE peso leve parece estar abrindo caminho para o próximo título de MMA.
No entanto, seria necessária uma oferta substancial, nos moldes de uma luta pelo título, para afastá-lo totalmente do Jiu-Jitsu. Afinal, competir como profissional no Jiu-Jitsu lhe rendeu US$ 1 milhão há pouco tempo.
As aspirações da luta livre olímpica dos irmãos Rutolo
Parece que a carreira de Kade Ruotlo no MMA não é a única coisa que os irmãos estão pensando. Falando com Helwani, Kade também aproveitou a oportunidade de disputar o ouro olímpico.
Como o Jiu-Jitsu não chegará às Olimpíadas tão cedo, e o mesmo pode ser dito do MMA, os irmãos Ruotlo parecem estar pensando em aumentar o nível de seu wrestling para ter chances de um desempenho olímpico.
“Meu irmão e eu gostamos de conversar sobre isso porque nos envolvemos com luta livre, você sabe, uma pequena aula de luta livre no ensino médio enquanto crescia”, disse Kade a Helwani. “Sentimos que temos um wrestling muito forte, você sabe, poderíamos lutar com lutadores de altíssimo nível. E nunca nos concentramos nisso“.
Ainda desconfiado de que o grappling de nível olímpico não seja brincadeira, Kade acrescentou: “Obviamente, não creio que possa lutar nesse nível tão cedo”, reconheceu. “Mas com muito tempo dedicado e dedicado a isso, acho que qualquer coisa no mundo das artes marciais, poderíamos realmente realizar quase tudo que colocarmos em nossas mentes.”
“Não temos nada além de tempo“
Afinal, os irmãos Ruotolo ainda são muito jovens e já construíram um legado lendário no Jiu-Jitsu. A porta ainda está aberta para eles terem um futuro em qualquer esporte de combate que escolherem:
“Ainda somos tão jovens. Não temos nada além de tempo”, proclamou Kade ao discutir sua carreira no MMA e o potencial envolvimento no wrestling olímpico. “Se decidíssemos colocar tudo no wrestling, sabemos que poderíamos fazer um progresso real.”
Será que o wrestling acabará sendo o próximo Monte Everest a ser conquistado pelos irmãos Ruolo ou a carreira de Kade Ruotolo no MMA terá precedente? Não vamos esquecer que ainda estamos abertos a partidas de Franeksteing com qualquer (ou ambos) Ruotolos e Gordon Ryan, além de ver mais deles de kimono!
Crítica do DVD de Darces From Everywhere Kade e Tye Ruotolo (2024)
Crítica do DVD de Darces From Everywhere Kade e Tye Ruotolo (2024)