O legado de Mike Tyson vs. a ascensão de Jake Paul no boxe

O legado de Mike Tyson vs. a ascensão de Jake Paul no boxe

Postagem convidada da Evolve MMA, a principal marca de campeonato de artes marciais da Ásia. Tem o maior número de campeões mundiais do planeta. Nomeada como a organização de artes marciais número 1 na Ásia pela CNN, Yahoo! Sports, FOX Sports, Evolve MMA são os mais bem avaliados Academia de Jiu-Jitsu em Cingapura.

Ninguém poderia prever que Conor McGregor, conseguindo garantir a maior luta cruzada de esportes de combate da história do boxe, levaria um dos maiores nomes do esporte, “Iron” Mike Tyson, a enfrentar um dos rostos mais proeminentes da nova era. do influenciador do boxe, “The Problem Child” Jake Paul vários anos depois.

Mayweather x McGregor foi mais do que apenas um espetáculo de boxe. Mostrou que os promotores poderiam trazer números recordes, independentemente da legitimidade da luta, se um número suficiente de pessoas estivesse interessado em vê-la. Ninguém perguntou por Jake Paul x Mike Tyson; muitos criticaram fortemente o confronto. O certo é que muitos fãs de boxe irão sintonizar para assistir à ação independentemente de quaisquer críticas que tenham.

Jake Paul x Mike Tyson: o enredo

Mike Tyson tornou-se boxeador profissional aos 18 anos, após compilar um recorde amador de 48-6, com 38 de suas vitórias por nocaute. Ele rapidamente emergiu como um dos maiores nomes do boxe dos anos 80, vencendo suas primeiras 19 lutas profissionais por nocaute, sendo 12 terminando no primeiro round.

Foi um espetáculo para ser visto como o adolescente facilitou o trabalho de homens adultos que dedicaram suas vidas ao boxe. Tyson foi o campeão WBC Heavyweight aos 20 anos, com um recorde de 28-0 e apenas dois oponentes conseguindo ir longe com ele. Mike dominou por mais alguns anos, conquistando todos os títulos de peso pesado que importavam ao longo do caminho.

Se o reinado de Tyson pudesse ser resumido em uma palavra, seria “domínio”. Ele parecia estar em níveis acima de todos que compartilharam o ringue com ele em seu auge. Tyson sofreu sua primeira derrota como boxeador profissional quando enfrentou Buster Douglas em 1990, sendo nocauteado no décimo assalto. A luta gerou polêmica, já que Tyson inicialmente protestou contra o resultado, mas retirou a reclamação alguns dias depois.

Tyson tentou garantir uma revanche imediata, mas Douglas optou por lutar contra Evander Holyfield. Ele perdeu todos os cinturões que conquistou de Tyson para Holyfield. Tyson foi forçado a voltar à disputa pelo título, mas foi acusado de estupro em 1991, atrapalhando esses planos.

Tyson passou alguns anos na prisão, mas manteve-se relativamente em boa forma, aguardando seu retorno aos ringues. Sua primeira reviravolta foi contra Peter McNeeley, e a luta acabou estabelecendo novos recordes de pay-per-view e receita. Tyson finalizou os primeiros quatro oponentes que enfrentou após sua libertação da prisão para ganhar uma chance contra o atual campeão Evander Holyfield.

Muitos fãs esperavam outra vitória fácil para Tyson, mas Holyfield tinha seus próprios planos, afastando-o durante o 11º rodada de seu confronto de 1996. O resultado foi chocante para os fãs que acreditavam que Holyfield teve sorte, então uma revanche aconteceu seis meses depois. Infelizmente para Tyson, as coisas não saíram como ele queria e ele acabou mordendo a orelha de Evander Holyfield por frustração. Foi uma das controvérsias mais significativas de todos os tempos no boxe, levando Tyson a ser banido permanentemente pela Comissão Atlética do Estado de Nevada. Essa decisão impediu Tyson de lutar nos EUA, mas a comissão restaurou a sua licença em 1998.

Tyson teve várias outras lutas e marcou sua última oportunidade de recuperar o título dos pesos pesados ​​contra Lennox Lewis. Lewis nocauteou Tyson no oitavo assalto, encerrando a era Tyson.

Tyson não tem sido tão polêmico após a aposentadoria e emergiu como um dos ícones do esporte mais amados da atualidade, principalmente por causa de como o lutador outrora temperamental evoluiu para um homem melhor e mais sábio. Sua simpatia lhe rendeu milhões de dólares após a aposentadoria, desde palestras públicas até participações especiais em filmes populares como Ip Man 3. Neste ponto de sua carreira, o status de Tyson como um dos campeões mais dominantes de todos os tempos está bem consolidado.

A criança problemática

Jake Paul não é exatamente o cara que alguém espera que se torne boxeador. O ex-ator infantil da Disney ganhou popularidade nas redes sociais ao criar vídeos direcionados a adolescentes. A primeira luta de boxe de Jake Paul resultou do sucesso gerado pelo influenciador do card de boxe que os YouTubers KSI (Olajide Olatunji) e Joe Weller encabeçaram.

KSI e Joe Weller abriram a caixa de Pandora do boxe influenciador, pois mostraram que cartões de boxe de sucesso poderiam ser criados com figuras famosas com grandes seguidores, independentemente de sua experiência limitada no boxe.

O primeiro oponente de Jake foi uma partida de exibição contra o irmão mais novo de KSI, Deji, e ele garantiu um nocaute técnico no quinto. Essa vitória aparentemente estimulou algo nele, já que desde então ele se dedica ao boxe.

Ao contrário de outros boxeadores influenciadores que se limitaram principalmente a lutar contra outros influenciadores, Jake descobriu que poderia gerar mais notoriedade lutando contra atletas de outras origens que não o boxe. Sua primeira vítima foi o ex-jogador da NBA Nate Robinson, e ele derrotou alguns lutadores renomados de artes marciais mistas, como Anderson Silva, Ben Askren, Tyron Woodley e Nate Diaz.

Jake Paul não é mais apenas um boxeador influenciador. As melhorias que ele fez ao longo dos anos e o fato de ter perdido por decisão dividida para Tommy Fury, que vem da realeza do boxe, mostram que ele está levando a sério sua carreira como boxeador.

O confronto

Mike Tyson e Jake Paul estão oficialmente programados para se enfrentarem no dia 20 de julho e a luta contará com seus recordes profissionais.

Os oddsmakers têm Paul como favorito -360, com o qual muitos especialistas em boxe concordarão. Jake Paul ainda está no auge e melhorando a cada luta que faz. Tyson está agora com 57 anos e, embora provavelmente ainda tenha muita força em seus socos, sua capacidade de receber socos em sua idade é altamente questionável.

O queixo de um lutador é uma das primeiras coisas a ser afetada pela idade, e o resultado da luta provavelmente dependerá de quão bem Tyson consegue aguentar um soco. Paul provou o quão forte ele bate, com a maioria de suas vitórias vindo por nocaute, então Tyson pode estar mordendo mais do que pode mastigar neste momento de sua vida, como muitos especialistas apontaram. Felizmente para ele, seu legado permanecerá intacto independentemente do resultado da luta.

Deixe um comentário