Keenan Cornelius, medalhista do ADCC e campeão mundial de Jiu-Jitsu sem kimono, sempre falou abertamente sobre vários aspectos dos temas do Jiu-Jitsu e nunca teve vergonha de compartilhar sua opinião, muitas vezes polêmica:
Em um episódio de seu Podcast Matburn, Keenan e seu co-apresentador Josh Hinger falaram sobre a IBJJF (principal circuito de competição do mundo), que fortemente afetada pela pandemia de Covid, foi forçada a reduzir drasticamente sua quantidade de eventos de competição em todo o mundo. Por isso não houve mundial de kimono da IBJJF em 2020…
Cornelius tem um currículo rico de kimono, tendo vencido todas as principais competições de kimono da IBJJF, exceto o mundial de kimono da IBJJF na faixa-preta. Ele também é proprietário da academia Legion BJJ em San Diego após deixar a sede da Atos.
Cornélio disse:
“A IBJJF não é mais o evento principal. Ninguém liga mais para os mundiais da IBJJF… Mano, essa merda morreu. Marque minhas palavras. Isso serve a um propósito para os hobbyistas agora, eu acho… Eu sei que a maioria das competições que meus alunos fizeram este ano são apenas um milhão de competições aleatórias que as pessoas iniciam, que são pequenas e não são da IBJJF…
“Acho que a IBJJF sempre existirá e sempre será um negócio lucrativo para eles, mas não acho que terão tanto impacto cultural como tiveram de 2008 a 2017, 2018… Acho que veremos uma divergência de o kimono e o sem kimono, pesadamente. E acho que as empresas de mídia escolherão um lado… É uma cultura diferente agora. Existe uma cultura com kimono e uma cultura sem kimono.”
Você pode ouvir o que ele diz (com carimbo de data/hora):
Craig Jones compartilha uma opinião semelhante a Cornelius, há alguns anos ele disse que “Ninguém se importa com Gi Jiu Jitsu”.
Para promover a promoção australiana, Boa Super 8 Jones foi pego dizendo muitas coisas realmente surpreendentes sobre o kimono – incluindo o seguinte:
“O que me atrai no sem kimono é que ninguém realmente se importa com o jiu jitsu com kimono do ponto de vista do espectador”
Jones seguiu com
“Vi caras passarem a vida inteira dedicados ao kimono e são todos iguais, estão falidos – ninguém ouviu falar deles. Eles não podem ser pagos por seminários. É como se 0,001% dos caras realmente ganhassem algum dinheiro com kimono jiu jitsu.”
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.