Nos esportes competitivos, principalmente no Jiu-Jitsu onde a quantidade de técnicas é vasta, conhecer o adversário é de grande importância.
Mas o que acontece quando seu oponente conhece você e tem o conhecimento para contra-atacar cada movimento que você faz? Esse é um cenário assustador que certamente todos os concorrentes já enfrentaram.
Basta pensar na luta entre Gordon Ryan e Pene e na maneira como Pena se defendeu e venceu.
Porém, a abordagem estratégica utilizada pela maioria dos competidores de alto nível no Jiu-Jitsu está armando armadilhas.
Este mesmo conceito de armar armadilhas é explicado por John Danaher. Ele explica como montar armadilhas é um dos conceitos mais importantes que podem facilmente inclinar a luta a seu favor.
Baseando todo o conceito no fato de que, no auge do esporte, os competidores possuem um conhecimento muito profundo das táticas uns dos outros. Muitas vezes, nas lutas, ambos os lados têm medo de fazer certos movimentos por medo dos contra-ataques. Porém, Danaher revela a chave para quebrar esse impasse, que é induzir o adversário a correr riscos.
De acordo com Danaher, armar armadilhas é feito fingindo fraquezas e criando uma ilusão, atraindo assim o oponente para uma falsa sensação de segurança e convencendo-o a fazer algo que parece ser uma grande oportunidade. É nesse momento que eles caem involuntariamente na sua armadilha, permitindo-lhe iniciar o contra-ataque que preparou.
Esta tática é particularmente eficaz contra adversários que têm uma consciência aguçada dos perigos potenciais. Ao lutar contra um oponente que é muito habilidoso na defesa, você deve usar seus ataques contra ele porque ninguém consegue defender e atacar ao mesmo tempo de forma supereficaz.
Danaher enfatiza que a sutileza é um dos aspectos mais importantes desta abordagem. Em vez de atacar implacavelmente o seu oponente, você precisa usar o engano estratégico.
Essa forma de pensar nos lembra que o sucesso nos esportes não envolve apenas força física, condicionamento e conhecimento técnico, porque tudo isso pode ser facilmente equalizado no topo.
Portanto, concluímos que armar armadilhas é tão importante quanto tudo o mais e é o que realmente faz a diferença. Experimente treinar e pensar desta forma e verá a rapidez com que avança neste aspecto, pois é justamente armando armadilhas que os concorrentes conseguem superar as limitações impostas pelas próprias técnicas.