No mundo do Jiu-Jitsu Brasileiro, autenticidade e credenciais são importantes. Infelizmente, nem todo mundo que usa faixa preta a conquistou legitimamente. Um exemplo recente envolve James Paredes, um questionável faixa-preta de Jiu-Jitsu em Cary, Carolina do Norte, que está sob escrutínio por suas habilidades e credenciais questionáveis.
Um desafio para provar sua posição
A legitimidade de Paredes foi questionada quando um respeitado e legítimo faixa-preta de Jiu-Jitsu da região de Cary, NC o desafiou abertamente. O faixa-preta lançou um desafio de US$ 1.000, desafiando Paredes a provar sua posição e habilidades. Após esse desafio público, Paredes rapidamente desistiu de ser faixa-preta de Jiu-Jitsu.
Numa aparente tentativa de se distanciar da polêmica, Paredes tomou uma série de medidas desesperadas, incluindo reformular seu site, remover sua página no Facebook e até mesmo alterar às pressas a placa de sua escola de artes marciais. Ele chegou ao ponto de raspar o “i” de “Jiu Jitsu” da janela de sua escola, deixando em seu lugar um “J u Jitsu” mal escrito.
Reivindicações de “Kosen Judo” e “Jujutsu Japonês”
Apesar de recuar em suas reivindicações de faixa-preta de Jiu-Jitsu, Paredes continua afirmando que é faixa-preta em “Judô Kosen” e “Jujutsu Japonês”. Contudo, a sua credibilidade nestas áreas é igualmente duvidosa. Quando solicitado a nomear algum de seus instrutores nessas disciplinas, Paredes não conseguiu citar um único nome, lançando ainda mais dúvidas sobre sua formação em artes marciais.
As técnicas risíveis
Para piorar a situação, Paredes compartilhou uma série de demonstrações em vídeo de suas chamadas técnicas. Esses vídeos provocaram o ridículo generalizado na comunidade das artes marciais devido à natureza irreal e absurda das técnicas. Em um vídeo, Paredes apresenta um movimento chamado “Lugnut” – uma técnica tão estranha que rapidamente se tornou uma piada corrente entre os artistas marciais.
Para quem procura boas risadas, o canal de Paredes no YouTube está repleto de conteúdos semelhantes que mostram sua bizarra interpretação das artes marciais. Os espectadores são incentivados a conferir por si mesmos, mas não esperem aprender nenhuma técnica útil de autodefesa.
Neste vídeo ele mostra uma técnica chamada ‘Lugnut’
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.