Roger Gracie é conhecido como o GOAT do Jiu-Jitsu, com seus 10 títulos mundiais na faixa-preta e a recente vitória por finalização sobre Marcus Buchecha que cimentou seu legado.
Ele tem sido aberto sobre sua opinião sobre as pessoas que aprendem Jiu-Jitsu principalmente no YouTube. Para Roger, ele aprende suas novas técnicas diretamente com seus parceiros de treino. Ele não assiste muito Youtube.
Roger compartilhou suas preocupações com o fato de os recém-chegados se concentrarem em técnicas chamativas que veem no YouTube, em vez de construir uma base sólida. Ele acredita que praticar técnicas avançadas sem dominar o básico muitas vezes leva à formação de maus hábitos, que podem dificultar a progressão e criar vulnerabilidades no tatame.
Ele contou à Graciemag o que pensa (traduzido do português)
Qual o maior erro de um jovem praticante de Jiu-Jitsu que quer ser campeão?
Copiar posições do YouTube e não treinar o básico. Talvez seja o maior erro da criançada de hoje, que se deixa levar pelo berimbolo e afins e esquece o resto…
Gracie credita sua força no Jiu-Jitsu às suas habilidades fundamentais. Em vez de explorar as últimas tendências, ele aprende diretamente com parceiros de treinamento e confia em técnicas básicas. Ele informa que, uma vez que o praticante tenha uma estrutura forte, ele estará mais bem equipado para aprender novos movimentos sem cometer “erros bobos” – sabendo quando optar por uma técnica e quando recuar.
Para Roger, aprender Jiu-Jitsu é uma jornada progressiva construída sobre fundamentos sólidos, e não um atalho através de tutoriais digitais. Esta abordagem, argumenta ele, desenvolve resiliência e habilidade, permitindo aos praticantes explorar técnicas avançadas enquanto mantêm fortes habilidades defensivas.
Ele também foi questionado por Hywel Teague do BJJ Hacks:
O Youtube pode ser ruim para o desenvolvimento de um praticante de Jiu-Jitsu?
Eu concordo, especialmente no começo. É muito importante que você não crie maus hábitos. Você precisa ter uma estrutura muito forte e aí você pode aprender o que quiser. Então você não cometerá erros bobos. A certa altura, ver muita técnica no Youtube é ruim porque quando você experimenta você se abre completamente e não defende como deveria e acaba sendo derrubado no tatame…Então é sempre bom estar aberto para aprender coisas novas mas não se esqueça dos seus fundamentos, por isso acho que meu Jiu-Jitsu é tão forte, porque tenho uma base muito forte. Meu básico é muito forte, então é difícil cometer erros bobos, então é fácil aprender coisas novas e posso saber até onde posso ir. Essa é a parte complicada: saber até onde você pode ir antes de recuar. Então, se você não tem o básico, acaba indo longe demais no meio de uma zona de guerra.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.