Como Tirar a Energia do Seu Oponente

Como Tirar a Energia do Seu Oponente

Postagem de convidado de James Duscio, um faixa-preta de BJJ sob o comando de Walter Cascao Vital e que comanda o Cascao BJJ Hard Knocks em Las Vegas, NV.

Vamos ser cem por cento honestos, quando alguém está exausto, ele pode ser derrotado facilmente. Quando um oponente está sem energia e lutando para respirar, ele simplesmente não consegue implementar seu próprio plano de jogo e partir para a ofensiva. Ninguém discute esse fato, mas muitas vezes esquecemos de atacar o cardio do nosso oponente e permitir uma configuração fácil e eficaz para nosso final ofensivo. Aqui estão três estratégias para usar que deixarão o adversário procurando um inalador.

Eu já vi isso várias vezes, mantenha a luta em pé por um tempo e force seu oponente a lutar e em 2-3 minutos ele estará ofegante. A luta exige muito mais do condicionamento do seu corpo do que lutar no chão. Manter a luta em pé por um longo período de tempo permite que você aproveite as reservas de energia queimadas quando ela for para o chão. Para treinar para isso, comece suas jogadas em pé, jogue um pouco mais na defesa e force-o a usar sua energia tentando levá-lo ao chão. É muito mais fácil defender quedas quando você não está tentando nenhuma das suas. Use fintas enquanto também manipula o corpo dele com pegadas, empurrando, puxando e controle de cabeça. Depois que alguns minutos se passaram e seu oponente está confiante de que você não vai tentar uma queda, ele está aberto e pronto, é quando você ataca. Uma vez no chão, ele terá poucas reservas de energia restantes enquanto você estará apenas começando.

Outra tática eficaz para eliminar energia é a pressão. Tome o controle lateral como exemplo. Muitos de nós sentamos de joelhos e casualmente seguramos o controle lateral. O problema é que o que quer que esteja no tapete, está fora do seu oponente. Ao ser leve na parte inferior do corpo, você pode transferir essa pressão para eles e para fora dos tapetes. O peso e a pressão extras forçam o oponente a usar mais energia para tentativas de fuga e até mesmo para uma simples respiração. Ao descobrir como imobilizar seu oponente e adicionar pressão física de cada posição superior, você sempre vencerá a guerra de energia. Meu primeiro instrutor Julio Fernandez pesava cerca de 140 libras, mas sempre me senti como uma sogra de 200.

O outro sugador de energia é o mais óbvio. Coloque um ritmo que eles não conseguem igualar. Esmague-os. Movimento constante é o nome do jogo. Joelho na barriga, troca de lado, ataques implacáveis ​​da guarda, sem parar, sem descansar, apenas moendo. A única desvantagem disso é que você tem que estar em melhor condicionamento do que eles. Não há como contornar isso. Você tem que ter grandes reservas de energia e uma mentalidade para arrastá-los para águas profundas onde a pessoa média se afoga e você nada como um tubarão. Esta não é a opção mais econômica, mas não vamos esquecer, muitas lutas foram vencidas e perdidas com base em quem estava em melhor forma e quem não conseguia manter o ritmo.

Há muitos aspectos em uma luta que ditam o resultado, velocidade, força, técnica, tamanho, mentalidade e, sim, condicionamento. Se atacássemos os níveis de energia de nossos oponentes com mais frequência do que não, nossa taxa de sucesso certamente aumentaria. Você não precisa fazer todas essas três táticas, nem deve se sentir limitado a essas três táticas. Experimente esse conceito e faça ajustes pessoais conforme necessário. Vejo você nos tatames.

Se você gosta de estrangulamentos, pode transformar seus braços e pernas em pítons e apertar pescoços como nunca antes! Aqui estão alguns truques que ajudaram Lachlan Giles (instrutor de Craig Jones) a ser um campeão 2x ADCC Trials e medalhista no IBJJF Worlds em No Gi. Aprenda a abordagem sistemática de Lachlan e pegue o pescoço sem esforço em no gi. ALTA PORCENTAGEM DE ENGASGA: SEM GI por BJJ Fanatics.

Deixe um comentário