Postagem de convidado da Evolve MMA, a principal marca de campeonatos de artes marciais da Ásia. Ela tem o maior número de campeões mundiais do planeta. Nomeada como a organização de artes marciais nº 1 na Ásia pela CNN, Yahoo! Sports, FOX Sports, a Evolve MMA é a mais bem avaliada Academia de BJJ em Cingapura.
Aulas de artes marciais para crianças podem ser exatamente o que você precisa para tirar seu filho do sofá e começar a suar.
As taxas de obesidade entre adolescentes e crianças entre 5 e 19 anos aumentaram de 8% para 20% de 1990 a 2020, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Crianças que estão acima do peso durante a infância muitas vezes lutam com seu peso quando adultas. 43% dos adultos foram classificados como acima do peso em 2020, um contraste enorme com a taxa de obesidade adulta de 25% em 1990.
Um fator significativo que contribui para o aumento das taxas de obesidade é o boom tecnológico que ocorreu nas últimas três décadas, o que levou a maioria das pessoas a serem menos ativas. Com todos os tipos de videogames divertidos, mídias sociais e serviços de streaming prontamente disponíveis, um número crescente de crianças passa a maior parte do tempo sentadas em frente a um computador.
O treinamento em artes marciais dá às crianças uma atividade divertida que é igualmente boa para sua saúde física e mental. Também ajuda a incutir hábitos que darão às crianças uma vantagem em todos os aspectos de suas vidas, alguns dos quais são disciplina, perseverança e uma sólida ética de trabalho.
Combatendo a obesidade com treinamento em artes marciais
Algumas das maneiras pelas quais o treinamento em artes marciais pode ajudar as crianças a superar a obesidade incluem:
1) Oferece uma atividade física divertida que nunca fica chata
Um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das taxas de obesidade infantil é o estilo de vida sedentário que muitas crianças vivem. O treinamento em artes marciais proporciona uma atividade divertida que as crianças esperam ansiosamente, ao mesmo tempo em que lhes proporciona exercícios físicos.
Aprender estilos de artes marciais como judô, jiu-jitsu brasileiro e caratê geralmente envolve uma combinação de exercícios cardiovasculares, treinamento de flexibilidade, treinamento de força e detalhamento de técnicas.
Dominar artes marciais pode levar mais de dez anos para adultos, então seu filho não ficará entediado com o treinamento, já que ele sempre aprende novas técnicas legais sempre que treina. O exercício cardiovascular que as crianças fazem com o treinamento tornará mais fácil para elas terem um déficit calórico no final do dia, com estilos como BJJ, Wrestling e Muay Thai queimando até 1.000 calorias para cada hora gasta treinando.
2) Ensina Disciplina e Autocontrole
O treinamento em artes marciais exige que os alunos sigam instruções e trabalhem em conjunto com seus parceiros de treinamento. O treinamento fornece às crianças um ciclo de feedback rápido, o que significa que elas veem os resultados de sua disciplina mais rápido do que veriam ao fazer outras atividades.
Por exemplo, uma criança que talvez não se considere atlética pode ver as coisas de forma diferente quando seu corpo começa a mudar por causa do treinamento e seus movimentos se tornam mais fluidos.
A disciplina e o autocontrole que as crianças aprendem com o treinamento de artes marciais são transferidos para outros aspectos de suas vidas, incluindo sua dieta e nutrição.
3) Oferece um treino de corpo inteiro
O treinamento em artes marciais envolve todos os músculos do corpo, então as crianças que treinam recebem um treino completo que fortalece seus músculos e ossos. Muitas crianças que começam a treinar artes marciais frequentemente ganham massa muscular magra, melhorando sua composição corporal. Os músculos usam mais calorias do que outros tecidos, ajudando a prevenir a obesidade.
O treino que as crianças fazem com o treinamento também melhora sua resistência muscular, então elas não se cansam tanto quando se envolvem em outras atividades físicas. Crianças que estão acima do peso frequentemente desistem de atividades fisicamente extenuantes para evitar a sensação de fadiga que elas experimentam por causa de sua baixa resistência.
4) Melhor concentração e foco
O treinamento em artes marciais exige que as crianças prestem muita atenção a pequenos detalhes enquanto seus instrutores explicam as técnicas. Permitir que suas mentes divaguem por alguns segundos pode ser a diferença entre dominar uma técnica na primeira vez que tentam e ter dificuldade para aprendê-la.
Com o tempo, crianças que treinam artes marciais aprendem o quão importante é se concentrar nas tarefas que estão diante delas. Esse foco mental melhorado será transferido para outros aspectos de suas vidas, como o trabalho escolar.
A maior concentração que eles adquirem fará com que seja mais fácil prestar atenção aos professores na escola à medida que sua capacidade de atenção aumenta.
5) Aumento da autoestima
O sobrepeso pode ter efeitos adversos na imagem corporal e na autoestima de uma criança. Dojos de artes marciais, como o Evolve MMA, são ambientes positivos e de apoio onde a autoestima de uma criança pode ser nutrida.
A confiança de uma criança cresce um pouco toda vez que ela supera desafios, aprende novas técnicas ou ganha uma nova classificação de faixa. Suas realizações no dojo dão a elas uma sensação de realização, o que impacta positivamente sua autopercepção.
O exercício físico que as crianças obtêm com o treinamento transforma seus físicos ao longo do tempo, dando a elas mais uma coisa para se sentirem bem.
6) Estabelece uma base para um estilo de vida saudável
O treinamento em artes marciais não envolve apenas aprender novas técnicas; os instrutores geralmente enfatizam a importância do descanso adequado, da hidratação e da nutrição.
Crianças que começam a treinar artes marciais geralmente desenvolvem maior consciência de seus corpos, o que as leva a fazer melhores escolhas que apoiam seu estilo de vida nas artes marciais.
7) Melhoria da qualidade do sono e do humor
O treinamento fornece às crianças uma saída para o excesso de energia associado à infância. O exercício físico que as crianças fazem no dojo estimula a liberação de dopamina no cérebro, o que leva à melhora do humor. Também garante que elas estejam fisicamente cansadas na hora de dormir.
Proteja o futuro do seu filho inscrevendo-se em aulas de artes marciais
A obesidade infantil é um problema de rápido crescimento que pode levar a problemas de saúde significativos, como doenças cardíacas, diabetes e derrames.
A taxa de obesidade infantil aumentou em mais de 12% nas últimas três décadas, mas você pode evitar que seu filho se torne uma estatística matriculando-o em aulas de artes marciais para garantir que ele faça exercícios físicos regularmente.
A maioria das crianças anseia por aprender qualquer coisa relacionada a artes marciais, e essa é uma maneira eficaz de afastá-las dos consoles de jogos e tablets.
O exercício físico e o desenvolvimento do caráter que acompanham o treinamento em artes marciais serão transferidos para outros aspectos da vida do seu filho.
Dojos de artes marciais como o Evolve MMA oferecem aulas introdutórias gratuitas que permitem que seu filho experimente diferentes estilos antes de se comprometer com algum. Sinta-se à vontade para participar de uma dessas aulas para começar a jornada do seu filho nas artes marciais.