Nos últimos anos, Royce Gracie usa a faixa azul escura em homenagem a seu pai, o Grande Mestre Hélio Gracie.
Após a morte do Grão-Mestre Hélio Gracie, Royce Gracie retirou a faixa coral (Royce é faixa preta de 7º grau que é faixa preta e vermelha) e passou a usar faixa azul escura, que era o antigo sistema de faixa da família Gracie antes da criação da federação de Jiu Jitsu em 1969. Naquela época, o Jiu Jitsu tinha três cores, branco (para alunos), azul claro (para instrutores) e azul escuro (mestres).
Neste vídeo, Royce explica porque usa faixa azul. Ele disse que desde que seu pai faleceu não quer ser promovido por mais ninguém:
“Você precisa de tempo para ser um cinturão de coral? Nem sei que horas são (da faixa preta até a faixa coral). Sempre fui promovido pelo meu pai (Grão Mestre Hélio Gracie). Depois que ele faleceu (faleceu), coloquei uma velha faixa azul igual à dele, azul marinho com a assinatura dele, em homenagem. Estou representando a arte da autodefesa que meu pai criou. Então, usei uma faixa igual à dele”, comentou Royce, ao longo do bate-papo.
E se ele recebesse a homenagem das mãos de seu irmão mais velho, Rorion Gracie? Royce não hesitou em responder: “Aceito, mas coloco na parede. A que utilizo é do meu pai, com a assinatura dele”, finalizou.