BJJ “Família” e “Lealdade” são uma completa besteira

BJJ “Família” e “Lealdade” são uma completa besteira

Jason Scully: “Família” e “Lealdade” do BJJ são uma completa besteira

Jason Scully: “Família” e “Lealdade” do BJJ são uma completa besteira

Samir Chantre não foi o único que optou por comentar sobre o conceito frequente na cultura do bjj – o conceito de “creonte”.

Mundialmente famoso por seus vídeos de alta qualidade, Jason Scully não se conteve e escreveu um mini ensaio em seu Facebook:

CONTROVÉRSIA NO MUNDO DO GRAPPLING
Se você é um aluno PAGANTE e treina em uma academia que não permite que você treine em outros lugares se quiser, não tem permissão para participar de seminários locais, não permite que você participe de tatames abertos gratuitos que são abertos a todos, de todas as afiliações, diz que você não pode treinar com pessoas de um “time” diferente, não pode postar no FB de alguém de outro time e fazer um elogio, ou algo parecido, então acho que você deve pensar muito sobre onde está treinando e como essas pessoas o tratam.
Isso não é sobre “família”, não é sobre “lealdade” como muitas pessoas dirão que é. É sobre insegurança e medo.
Se os instrutores e a academia estiverem fazendo um ótimo trabalho, eles nunca devem se preocupar com você deixando a escola, porque eles já estão lhe dando o que você deseja em primeiro lugar.
Eles nunca deveriam ter que ditar o que você pode ou não fazer. Se o fizerem, então estão agindo como ditadores.
As pessoas dizem “e os torneios”? E o “time”? E a “lealdade”? E a “família”? Deixe-me abordar alguns deles um por um.
Torneios: Se o aluno sabe qual é sua escola base, então essa é a equipe que ele representará, independentemente de visitar outras escolas ou não. As pessoas são melhores do que seus oponentes quando competem ou não. Eu não poderia me importar menos se eu treinasse com pessoas contra as quais compito. Eu não poderia me importar menos se algum dos meus alunos visitasse escolas de competidores.
Também o fato é que talvez 3 a 5% de uma escola inteira até compete. E os outros 95%? Eles não competem… ainda podem ser ditados sobre o que fazer?
Lealdade: A que exatamente você está demonstrando lealdade? Cada aluno conhece seus treinadores extremamente bem dentro e fora do tatame para ao menos conhecer seu verdadeiro caráter? Seu treinador está lhe dando treinamento gratuito? Seu treinador está pagando suas taxas de torneio? Seu treinador está se esforçando mais por você? Seu treinador presta atenção em você tanto quanto em outra pessoa?
Para a maioria das pessoas, nada disso acontece. A lealdade não acontece só porque você aparece em uma academia e tem sua conta bancária debitada diretamente da sua conta para a deles. Isso não é lealdade.
Várias pessoas me disseram como seus treinadores estão tentando ditar o que eles podem ou não fazer, mas seus treinadores mal prestam atenção neles. Isso é lealdade?
Time: Seu treinador tem medo de que você represente outro time? Ele tem medo de que você compartilhe segredos? Tudo isso é insegurança na minha opinião. É insegurança de que a pessoa vai embora, e ainda mais de que seu dinheiro vai acabar em outro lugar.
Equipe não é desculpa para dizer a adultos o que eles podem ou não fazer.
Família: Essa é a GRANDE… o que é família para você? Vou te dizer o que família é para mim. Família é algo pelo qual lutarei. Família é algo verdadeiro e querido ao meu coração. Família é algo a quem posso recorrer no meio da noite quando realmente preciso de ajuda. Família é inquebrável. Família é a capacidade de confiar em alguém. Família é nunca esquecer alguém e estender a mão, mesmo que você não mantenha contato sempre com muita regularidade.
É isso que as pessoas realmente têm em suas academias? Você pode realmente dizer que sua academia é como uma “família”… como sua família real é.
O que acontece quando você perde seu emprego e precisa parar de treinar? O que acontece quando você se muda e precisa parar de treinar?
O que acontece quando você tem um filho e precisa diminuir o ritmo do treino ou parar de treinar por causa da agenda?
Então o dono da escola ou o treinador agem como família?
Muitos treinadores usam o termo “família” de forma tão vaga, como se você agora fizesse parte da vida pessoal deles e devesse isso a eles… mas na maioria das vezes isso é uma grande besteira.
SIM, você encontrará os forasteiros que vivenciam o que consideram família, ou que criaram melhores amigos, ou que treinam de graça… todos vocês são a exceção e não a regra.
Se você está nessa situação e ela faz você se sentir um pouco desconfortável, talvez seja hora de reavaliar sua situação.
Muitos concordarão comigo e muitos não, mas esta é minha visão sobre o assunto. Algumas pessoas me perguntaram sobre isso, então pensei em compartilhar aqui para qualquer um que queira ler sobre minha visão sobre o assunto.
Paz, amor e jiu jitsu




Deixe um comentário