O Vice-Diretor do Departamento de Política Financeira do Ministério das Finanças da Rússia anunciou que a mineração de Bitcoin será em breve reconhecida como uma atividade económica oficial. Isto se deve a uma lei que regulamenta a mineração de criptografia, atribuindo-lhe um código OKVED, que normalmente é atribuído às empresas com base em suas atividades econômicas específicas. Este código ajuda os empreendimentos a obter licenças do estado relevantes para a atividade, se necessário. Da mesma forma, diferentes parâmetros mudam com base nesta classificação, tais como especificações fiscais, prémios de seguros e obtenção de benefícios estatais sempre que possível.
O que é mineração de Bitcoin e como funciona?
O líder criptográfico, Bitcoin, requer um processo conhecido como mineração, representando uma competição em toda a rede que gera uma solução criptográfica baseada em critérios específicos. O primeiro minerador que chegar à solução correta receberá uma recompensa na forma de BTC e taxas pelo seu trabalho árduo, mas é importante ressaltar que esse processo de recompensa só acontecerá enquanto 21 milhões de bitcoins estiverem em circulação. Assim que o último bitcoin for extraído, a recompensa do Bitcoin cessará, levando potencialmente a um aumento no previsão de preço do bitcoinmas para os mineradores isso não se traduz em uma boa notícia, pois eles receberão apenas taxas como recompensa por sua contribuição à rede.
Se você usou Bitcoin apenas para negociação, talvez não saiba como funciona a mineração, mas vale a pena dedicar um tempo para entender esse processo se você estiver envolvido com os principais ativo criptográfico. Como outras tecnologias blockchain, o Bitcoin tem uma natureza descentralizada, o que significa que não é controlado por nenhuma entidade – em vez disso, depende dos usuários para manter cópias do registro histórico de transações. É importante notar que o processo de mineração não é tão simples quanto encontrar e enviar transações, portanto nem todos podem participar. Afinal, é um processo caro que exige a resolução de quebra-cabeças complexos para evitar fraudes. Em geral, suas chances de obter uma recompensa BTC são baixas se você não conseguir acessar computadores poderosos chamados ASICs (circuitos integrados específicos de aplicativos).
Quando o Bitcoin foi lançado, há uma década, a mineração com seu computador pessoal era possível e mais simples, mas isso mudou quando o valor do Bitcoin começou a crescer cada vez mais, aumentando a competição pelas recompensas e desencadeando uma corrida para usar equipamentos de mineração mais poderosos em o processo.
A mineração de Bitcoin ainda será uma atividade lucrativa em 2024?
A mineração de Bitcoin ainda pode ser lucrativa, desde que seu sistema seja capaz, você participe de um pool de mineração e pague suas despesas no momento adequado. No entanto, é imperativo alterar a razão de qualquer expectativa de enriquecimento com a mineração, já que muitas organizações ricas se envolvem nesta atividade, tornando um desafio obter recompensas substanciais com a mineração de Bitcoin.
Agora, isso não significa que não seja possível ganhar dinheiro através da mineração de Bitcoin, mas é preciso lembrar que não será tão lucrativo como antes. Se você tiver sorte, poderá ganhar cerca de algumas centenas de dólares por mês se ingressar em um pool e conectar uma boa plataforma de mineração doméstica. Alguns fatores podem ajudá-lo a determinar se a mineração de Bitcoin é lucrativa, como o custo de eletricidade das máquinas de mineração, a velocidade dos mineradores e os pagamentos do pool de mineração. Em relação ao sistema de mineração, é possível usar seu computador doméstico se o sistema estiver atualizado com as mais recentes GPU, CPU, armazenamento e resfriamento, mas lembre-se de que os computadores domésticos definitivamente não podem ser tão eficazes quanto os sistemas de mineração dedicados. Você pode determinar se sua atividade de mineração será lucrativa usando uma calculadora on-line, que é abrangente e permite estimar facilmente seus custos e verificar o lucro total, a receita e outras informações úteis.
As implicações do reconhecimento da mineração de Bitcoin como uma atividade econômica na Rússia
O reconhecimento da mineração como actividade económica terá implicações significativas na Rússia. Em primeiro lugar, pode ajudar os mineiros a sair da zona cinzenta, mas é importante notar que a codificação só será possível após a aprovação de uma lei que regulamenta as atividades de mineração de criptografia. Contudo, segundo o Director-Adjunto do Departamento de Política Financeira do Ministério das Finanças, o assunto já está a ser abordado.
Em 2022, um projeto de lei abrangendo a legalização da mineração de criptografia foi apresentado à Duma Estatal Russa. Embora não tenha passado na primeira discussão, o Ministério das Finanças espera que esta situação mude este ano. O regulamento será finalmente concluído e aprovado, resultando na emissão de códigos OKVED específicos para mineração de criptomoedas.
Além disso, como afirmou Alexandra Razuvaev, membro do conselho de supervisão do Guild of Financial Analysts and Risk Managers, estas medidas podem ser incrivelmente significativas para o desenvolvimento da indústria de cripto-mineração na Rússia e desempenhar ainda mais um papel enorme no mercado global.
Novos sistemas estão preparados para transformar o cenário financeiro russo
A Rússia já tinha um ecossistema criptográfico bem desenvolvido, com os russos ganhando 11% dos US$ 1,4 bilhão em receitas geradas pela mineração. Além disso, as participações criptográficas dos cidadãos russos foram estimadas em 214 mil milhões de dólares em 2022, representando 12% do total global – um número que não inclui activos criptográficos não listados em cadeias de bloqueio públicas.
Embora o desenvolvimento de uma estrutura para mineração de criptografia exija muito trabalho e esforço, um método projetado para aplicar blockchain de forma mais segura é por meio de Ativos Financeiros Digitais, um sistema criado pelo Ministério das Finanças e pelo Banco Central Russo. Os ativos utilizariam um livro-razão baseado em blockchain, que seria vinculado a um ativo físico como petróleo ou ouro e emitido por uma instituição financeira. Os Ativos Financeiros Digitais também são discutidos como base para o desenvolvimento de novos sistemas financeiros projetados para processar transações para os países BRICS (um grupo político-econômico que inclui Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul) fora dos limites da UE e dos EUA. instituições financeiras dominadas. Além disso, reduziriam o papel do dólar americano como moeda de reserva. Em 2023, os líderes do BRICS declararam numa cimeira na África do Sul que iriam perseguir estes objectivos, e este ano será provavelmente o momento em que estas ideias serão implementadas, marcando um novo e transformador começo para a Rússia no sector da blockchain e das criptomoedas.
O resultado final
A mineração de bitcoins é uma atividade econômica multifacetada que contribui enormemente para a criação de empregos, geração de receitas e investimentos. Embora possa ser um desafio ganhar recompensas no momento, isso não significa que não seja mais lucrativo para ninguém – apenas é muito mais complicado do que costumava ser. No entanto, o futuro da mineração de Bitcoin parece brilhante e, como demonstrado pelo seu reconhecimento como atividade económica na Rússia, os desenvolvimentos regulamentares contribuirão significativamente para o seu crescimento a longo prazo.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.