Josh Barnett, ex-campeão do UFC e uma das vozes mais proeminentes da comunidade de wrestling, explicou recentemente por que ele acredita que a abordagem de luta livre é mais adequada ao MMA do que o Jiu-Jitsu brasileiro.
Enquanto o BJJ domina grande parte da conversa de luta hoje, Barnett argumenta que o MMA moderno evoluiu em uma direção que melhor espelham os princípios de luta livre:
Para ser perfeitamente honesto, na minha opinião, a abordagem de luta livre é superior ao JPJ em termos de suas abordagens típicas ou padrão do MMA.
Se eles sabem ou não, todos em artes marciais mistas agora não jogam de guarda e todos lutam como um lutador de captura.
Tentando se levantar constantemente, lutando, desistindo das costas; que costumava ser um pecado cardeal supostamente.
Essa estratégia-desistir das costas para se levantar-é frequentemente desencorajada nas academias tradicionais de BJJ, onde os regras normalmente recompensam o jogo mais do que as stand-ups.
Mas Barnett apontou que, em formatos pesados de luta livre, como folkstyle ou captura, esse movimento é central e incentivado:
Eu ouvi tantos caras do lado do JPJ literalmente reclamando de alguns dos meus (concorrentes): “Oh, eles se saíram muito bem, mas seus caras, eles não podem devolver”.
Sim, eles podem, você não luta.
Você nunca lutou pelo estilo folclórico, para você, é uma área em que você realmente não toca.Vamos devolver, porque se você acha que vai conseguir, tipo, boa sorte.
Já estamos em movimento e sabemos como lutar nessa posição, essa é a nossa posição defensiva.
Barnett também enfatizou que, à medida que o MMA amadureceu, até os atletas com fundos de BJJ estão abandonando as táticas baseadas em guarda em favor de lutar-espelhando o que os lutadores de captura fizeram há décadas:
Então você viu como MMA, o jogo de MMA especificamente dentro do UFC, está evoluindo …
Os combatentes da BJJ-Base estão desistindo das costas, subindo a parede.É que o JPJ de maneira padrão teve sucesso o suficiente e com o Ibjjf em cima, e até o ADCC, é como: “Oh, eu posso apenas deitar de costas o dia todo”.
É, tipo, não, você não pode mais.
Ele acrescentou que, a menos que haja uma enorme lacuna de habilidade ou o oponente já está comprometido, confiar apenas na guarda não é mais eficaz no MMA:
A menos que estejam machucados, espancar, apenas estúpido …
Você não está recebendo eles. Desculpe, isso não está acontecendo.Você não os está armando em cinco minutos, não os sufocou.
Construa força sustentável-sem destruir suas articulações, energia ou jiu-jitsu
Cansado de acordar dolorido e queimado depois de levantar?
Força da preguiça é um plano comprovado para luta com mais de 35 anos que querem ficar mais fortes – sem dor, esgotamento ou lesões.
Desenvolvido a partir de 25 anos nos tapetesessa abordagem sem queima é feita especificamente para atletas de JPJ na casa dos 30, 40 e além.