Recapitulação do fim de semana: AJP traz torneios para Angola, Uruguai, Colômbia e EUA

Recapitulação do fim de semana: AJP traz torneios para Angola, Uruguai, Colômbia e EUA

Mais um final de semana se passou e, como sempre, os atletas da AJP puderam escolher suas competições para mostrar seu Jiu-Jitsu e buscar o topo do ranking global.

Com eventos nacionais em Angola e Uruguai, além de um internacional na Colômbia e um regional nos EUA, não faltou ação até para os fãs de luta mais radicais.

Sem mais delongas, vamos conferir os destaques de cada campeonato!


AJP Tour Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu de Angola 2024: Luís Silvestre e Gerson Sousa conquistam o ouro em Luanda

Ocorrendo no Clube Ferroviário de Luanda no sábado, 10 de agosto, o Angola National teve atletas locais e estrangeiros mostrando suas melhores habilidades enquanto buscavam ficar no topo de suas divisões de peso. Entram Luís Silvestre (Gracie Barra Angola) e Gerson Sousa (ZR Team Association), dois faixas-pretas angolanos que mostraram seu conhecimento técnico enquanto conquistavam o ouro.

Começando na categoria Profissional, Luís Silvestre foi com tudo e conquistou o título de 94kg na competição. Após uma vitória apertada por 2 a 1 sobre o cabo-verdiano Ricardo Brito (Z1 Academy) nas semifinais, Luís enfrentou seu compatriota e companheiro de equipe Helio Gonçalves na rodada final, pontuando várias vezes antes de conseguir uma finalização de ouro na segunda metade da luta.

Enquanto isso, o faixa-preta Master 1 Gerson Sousa não demorou muito para chegar ao topo da divisão de 77kg. Enfrentando Aécio Mateus (Z1 Academy) no round final, Gerson se viu parelho no começo da luta antes de ver sua chance de brilhar e finalizar com a vitória por volta da marca dos dois minutos.

Confira os resultados completos aqui!


Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu AJP Tour Uruguai 2024: Jeremias Echevarria leva o triplo ouro em Maldonado

Outra competição que aconteceu no sábado foi a Nacional Uruguaia, que trouxe faixas coloridas e pretas do mundo todo para lutar por ouro e glória no Campus Municipal de Maldonado. Naquele palco, o atleta peruano Jeremias Echevarria (Outer Heaven) foi além para conquistar o cobiçado triplo ouro.

Começando de kimono, Jeremias entrou em uma chave de três homens na divisão de 69kg e conseguiu uma finalização sobre o local Santiago Acosta (Sukata Central) para avançar para a final. Na luta seguinte, Santiago conseguiu uma finalização contra seu compatriota Guillermo Freire (Ratão Jiu Jitsu Internacional) e aproveitou a chance de ter uma revanche contra Jeremias pelo título. A rodada de ouro, no entanto, foi muito semelhante à luta anterior, com Jeremias assumindo a liderança no placar antes de levar a vitória por finalização.

Com seu primeiro título conquistado, Jeremias seguiu para a divisão Open Lightweight e conseguiu sua primeira vitória na chave com um 2-0 sobre Guillermo Freire. Após Guillermo finalizar Santiago Acosta, ambos os atletas se encontraram novamente na final e mais uma vez Jeremias levou a melhor sobre seu oponente, marcando 4-0 antes de finalmente se submeter em torno da marca de dois minutos. Mais tarde, Jeremias tirou o kimono e voltou para a divisão de 69kg, finalizando o local Simon Tschernij (Ratão Jiu Jitsu Internacional) com menos de 30 segundos no relógio para coroar sua campanha impecável.

Confira os resultados completos aqui!


Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu AJP Tour Bogotá 2024: Melany Henao mantém o ouro duplo na Colômbia

Ainda no sábado, lutadores de todos os cantos do globo se dirigiram ao Centro de Felicidad Las Cometas para o Internacional de Bogotá. Com atletas de todas as graduações se aglomerando nas áreas de luta, o destaque inesperado do torneio foi a faixa-roxa local Melany Henao (Team FCJJ Colombia), que aceitou o desafio e conquistou duas medalhas de ouro em sua terra natal.

Enfrentando outra competidora colombiana na divisão de 95kg, Melany enfrentou Diana Milkes (Axtrition Combat Sports) no round final. Apesar de ter a liderança na maior parte da luta, Melany não conseguiu encontrar a oportunidade certa para finalizar sua oponente até os momentos finais da luta, quando encontrou uma brecha na armadura de Diana e foi para o abate, ganhando seu primeiro título.

Para conseguir sua segunda medalha de ouro, no entanto, Melany teve que enfrentar um desafio maior. Lutando sem kimono, Melany entrou na categoria 70kg da categoria marrom/preta, na qual teve que enfrentar sua companheira de equipe faixa-preta Madeline Choconta. Também da Colômbia, Madeline tentou lutar contra sua oponente, mas Melany não se conteve e conseguiu pontuar várias vezes antes do fim do tempo regulamentado. Quando o relógio acabou, um placar de 9 a 1 deu a vitória a Melany e sua segunda ida ao pódio naquele dia.

Confira os resultados completos aqui!


AJP Tour Socal Regional Jiu-Jitsu Championship 2024: Sarah Galvão e outros atletas profissionais dão show nos EUA

No domingo, 11 de agosto, a La Costa Canyon High School em Carlsbad foi o palco onde competidores de todas as idades e graduações mostraram suas habilidades enquanto buscavam se tornar campeões da AJP. Como sempre, a categoria Profissional roubou a cena com cada um dos líderes da divisão fazendo performances memoráveis ​​em seu caminho para o ouro.

Foi o caso do faixa-preta local Kalum Klausner (GFTeam), que conquistou o cobiçado triplo ouro em sua terra natal. Depois de vencer Richard Alvarez (Checkmat International) e Marcos “Petcho” Martins (Atos) na categoria Peso Pesado Aberto de kimono, Kalum tirou o gia e finalizou o americano Jason Balavram (Atos) na metade da final de 120kg para conquistar seu segundo título. A terceira e última ida ao pódio aconteceu no Peso Pesado Aberto Sem Kimono, com Kalum tendo uma revanche contra Jason na rodada de ouro. Jason se saiu melhor dessa vez, mas ainda não conseguiu frear Kalum, que dominou completamente o duelo e conseguiu sua última vitória com um placar impressionante de 19-0.

Antes de ficar com a prata na categoria Open Heavyweight, Marcos “Petcho” Martins soltou toda a força do seu Jiu-Jitsu na categoria até 94kg. Enfrentando o local Ethan Acker (Carlson Gracie Team) na final, Marcos rapidamente assumiu a liderança e pontuou diversas vezes ao longo do tempo regulamentado, levando a vitória com um placar de 10 a 1. “Impus novas metas a mim mesmo e os resultados começaram a aparecer”, comemorou o campeão em suas redes sociais.

Outro destaque foi a estrela em ascensão Sarah Galvão (Atos), que entrou na categoria de 95kg e enfrentou sua companheira de equipe Mayara Munhos em uma batalha estressante. Sarah quase passou a guarda e pegou as costas, enquanto Mayara evitou o perigo e prontamente raspou para trás, dando início a uma batalha de varredura. Mayara não foi uma oponente fácil, mas a pressão de Sarah lhe deu a vantagem aqui e a representante da família Galvão conseguiu fechar o placar em um sólido 11-6 e levar mais um ouro no AJP.

Confira os resultados completos aqui!

A postagem Recapitulação do fim de semana: AJP traz torneios para Angola, Uruguai, Colômbia e EUA apareceu primeiro em Bjj Eastern Europe.

Deixe um comentário