Yatan Bueno é destituído do título mundial da IBJJF após ser reprovado no teste da USADA

Yatan Bueno é destituído do título mundial da IBJJF após ser reprovado no teste da USADA

Nicholas Meregali Instruções

12 DE SETEMBRO DE 2024. Mais cedo hoje, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) anunciou em seu site mais um atleta de jiu-jitsu pego em um Teste de Drogas Anti-Performance Enhancer realizado pela organização em um evento da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em junho deste ano. Desta vez foi um atleta de 27 anos Yatan Bueno que aceitou 3 anos de inelegibilidade por sua violação de regra antidoping após testar positivo para 19-norandrosterona (19-NA), que é um metabólito da nandrolona e outros 19-noresteroides.

Em declaração feita por meio de suas redes sociais no início desta semana (aqui), Yatan Bueno declarou que sofreu uma lesão no ombro antes do Campeonato Mundial e optou por tomar Deca-Durabolin como um protocolo de recuperação para competir no evento sancionado, apesar de saber do risco de ser pego. Yatan é agora o 16º atleta brasileiro pego pela USADA usando PEDs em um evento da IBJJF. Yatan também é membro do Fratres Team.

Em julho de 2024, um vídeo foi lançado no Instagram (assista ao vídeo completo do IG aqui) para fins cômicos, mostrando alguém atrás da câmera distribuindo o que parecem ser frascos de Deca-Durabolin (o mesmo esteroide tomado por Bueno) para membros do grupo de trabalho Fratres, no que poderia ser interpretado como um símbolo de uma atitude blasé em relação aos PEDs.

Confira a declaração completa da USADA sobre Yatan Bueno aqui.

5050 Guard Instrucional por Lachlan Giles

Deixe um comentário