Postagem convidada da Evolve MMA, a principal marca de campeonato de artes marciais da Ásia. Tem o maior número de campeões mundiais do planeta. Nomeada como a organização de artes marciais número 1 na Ásia pela CNN, Yahoo! Sports, FOX Sports, Evolve MMA são os mais bem avaliados Academia de Jiu-Jitsu em Cingapura.
Independentemente da formação, quase qualquer pessoa pode treinar com segurança artes marciais como o Jiu-Jitsu. O Jiu-Jitsu é um dos esportes de combate que mais cresce atualmente, ao lado de seu primo, o MMA. Com as dificuldades que advêm do treinamento, o Jiu-Jitsu constrói uma conexão especial como nenhuma outra entre seus praticantes, ao mesmo tempo que constrói a fortaleza mental e a clareza que nos ajuda a nos tornarmos indivíduos melhores.
À medida que mais pessoas praticam esportes de combate, não é surpreendente que até mesmo algumas das personalidades mais influentes estejam agora envolvidas no esporte. Hoje falaremos sobre por que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, treina Jiu-Jitsu e MMA.
Jiu-Jitsu Brasileiro Hoje
Desde suas raízes no início de 1900, o Jiu-Jitsu evoluiu a um ritmo tremendo. Embora tenha subido exponencialmente como esporte, ainda precisamos entender que o Jiu-Jitsu é um estilo de luta testado em batalha em sua essência. O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais mais, senão a mais eficaz. Você pode modificar facilmente sua aplicação de Jiu-Jitsu dependendo do conjunto de regras e do nível de seus parceiros de treinamento.
Hoje, o Jiu-Jitsu está mais acessível do que nunca. À medida que a sua demografia aumenta, o mesmo acontece com o conjunto de talentos. Vindo de diferentes origens, o Jiu-Jitsu produziu alguns dos lutadores mais habilidosos do mundo. O Jiu-Jitsu é conhecido por muitas coisas positivas; normalmente, permite que seus praticantes lutem e se defendam se a situação assim o exigir. Além disso, uma das lições mais essenciais do Jiu-Jitsu é “nunca julgar um livro pela capa”. Como disse Joe Rogan, o Jiu-Jitsu produziu muitos dos chamados “assassinos nerds”.
Esses nerds assassinos são lutadores que se parecem com o estereotipado nerd magro de óculos, mas são bem treinados, capazes de derrotar pessoas mais fortes e maiores. Essas pessoas podem ser comumente encontradas no Jiu-Jitsu, pois o Jiu-Jitsu favorece a mente analítica na maioria dos casos. Dos durões musculosos do passado e dos assassinos nerds do Jiu-Jitsu de hoje, hoje é difícil distinguir uma pessoa habilidosa no combate de alguém que não o é.
Mark Zuckerberg sobre Jiu-Jitsu e MMA
Mark Zuckerberg é um excelente exemplo de alguém que parece modesto, mas treina no esporte. Ele é um intelectual excepcional em sua área e agora está aprendendo a se tornar habilidoso em combate. Segundo o lutador de MMA Khai Wu, parceiro de treino de Zuckerberg, ele é uma daquelas pessoas que você nunca espera que consiga derrubar. A próxima coisa que você percebe é que ele está atacando você com movimentos altamente técnicos.
Vivemos em um mundo estressante, onde a maioria dos problemas está contra nós. Como disse John Danaher, o Jiu-Jitsu nos dá a capacidade de resolver problemas sob estresse. Permite-nos manter a calma ao enfrentar desafios, tornando-se uma habilidade útil para um ser humano. Da mesma forma, para Mark Zuckerberg, treinar por uma ou duas horas rolando ou lutando com os amigos o prepara para resolver qualquer problema que possa enfrentar no trabalho.
Para Mark, treinar MMA é o complemento perfeito para sua agenda lotada, pois o envolve física e mentalmente. Durante o treinamento, você não pode se concentrar em outra coisa; isso mantém você na zona. O treinamento é vital para ele, pois mantém seus níveis de energia.
É óbvio que o treinamento ajuda Mark de muitas maneiras e é um ótimo ponto alto do seu dia. No passado, correr era a atividade física preferida de Mark, mas por causa da pandemia ele tentou outros hobbies como o surf. Isso levou Mark a conhecer diferentes praticantes de Jiu-Jitsu, já que o estilo de vida do surf está relacionado ao Jiu-Jitsu, comumente em lugares como o Havaí, onde ele passa seu tempo.
Mark treinou inicialmente com o renomado faixa-preta de Jiu-Jitsu Dave Camarillo da Guerrilla Jiu-Jitsu. Tendo aprendido muito com Dave, Mark se referiu ao Jiu-Jitsu como o melhor esporte. Demonstrando seu apreço pelo Jiu-Jitsu, Mark perguntou brincando onde esteve o Jiu-Jitsu em toda a sua vida, desde os primeiros cinco minutos de sua primeira sessão, lamentando um pouco ter competido na esgrima em vez de luta livre no ensino médio.
Viver para algo maior do que você mesmo: e fazer parte de uma comunidade é o que John Danaher acredita ser o sentido da vida. Treinar artes marciais pode unir as pessoas para o bem comum, com cada artista marcial trabalhando duro para se tornar uma pessoa melhor do que era ontem. Com o amor recém-descoberto de Mark pelo Jiu-Jitsu e MMA, ele introduziu e converteu com sucesso muitos de seus amigos ao esporte e, desde então, treinaram juntos. Mark treina Jiu-Jitsu e MMA porque é divertido e gosta de lutar e rolar com os amigos.
De acordo com Zuckerburg, ele admira a filosofia que o Jiu-Jitsu e o MMA oferecem ao ensinar o fluxo e a dinâmica das coisas e a encaminha para os negócios de forma semelhante. É importante para ele conhecer as nuances das posições, pois gosta de entender como pode aplicar técnicas de forma lógica. Essas lições no tatame certamente farão dele um empresário ainda melhor. Confira abaixo o vídeo de Mark Zuckerberg lutando com Khai Wu antes de sua luta de MMA.
Virar na direção da onda ou ser engolido. O Jiu-Jitsu ensinou Mark a avançar e agir ao invés de esperar o momento para assumir o controle e ditar o resultado, dando importância a ter a mistura dessas coisas em nossas vidas. Da mesma forma, Mark gosta de incutir o valor do desenvolvimento de habilidades e do apreço por fazer coisas físicas, pois acredita que isso é uma grande parte de quem ele é.
Futuro do MMA no Metaverso
Mark também colocou seu dinheiro onde está, desenvolvendo novos equipamentos e tecnologias através do Meta que podem trazer o MMA para o Metaverso, como vimos um pequeno clipe dele treinando com o campeão mundial peso pena do UFC Alexander Volkanovski no Meta HQ .
Conclusão
“Aquele que é apenas um atleta é muito rude, muito vulgar, muito selvagem. Aquele que é apenas um estudioso é muito mole para ser efeminado. O cidadão ideal é o atleta-acadêmico, o homem de pensamento e o homem de ação.” – Platão
Devemos manter nossos corpos fortes e nossas mentes afiadas. No mundo de hoje, onde o conforto e o prazer podem ser facilmente encontrados, é melhor controlar os pensamentos e as ações. Encontre o equilíbrio entre os dois e viva uma vida harmoniosa.