Variações rápidas do estrangulamento do crucifixo na frente e atrás

Variações rápidas do estrangulamento do crucifixo na frente e atrás

Variações de estrangulamento do crucifixo na frente e atrásVariações de estrangulamento do crucifixo na frente e atrás

A posição do crucifixo tem diversas variações que aparecem nas artes marciais de luta livre. No Jiu-Jitsu Brasileiro, em particular, o crucifixo é mais frequentemente usado como uma variação do controle traseiro, ou para melhorar a imobilização a partir do topo do controle lateral. Em ambos os casos, inúmeras opções de finalização se apresentam, sendo os estrangulamentos crucifixos os mais confiáveis ​​a serem observados.

Variações rápidas do estrangulamento do crucifixo na frente e atrásVariações rápidas do estrangulamento do crucifixo na frente e atrás

Qual é a posição do crucifixo no Jiu-Jitsu?

A posição do crucifixo é muito eficiente tanto no grappling quanto no MMA. A questão é: por que mais pessoas não o utilizam então, principalmente no Gi Jiu-Jitsu? Bem, por um lado, não dá pontos às pessoas.

Dado que a maioria das posições que ganham pontos, pelo menos sob os princípios da IBJJF, o fazem sob a perspectiva de quanto controle e dano você pode aplicar a um oponente, isso parece ridículo, mas não vamos transformar este artigo em uma caça às bruxas da IBJJF.

O fato é que a posição do crucifixo, principalmente quando feita por trás, oferece extremo controle e opções de acabamento muito interessantes. As finalizações mais eficazes a serem procuradas são um monte de estrangulamentos de crucifixo particularmente desagradáveis.

Origens do Crucifixo

A posição se tornou popular através do movimento de luta livre do crucifixo, feito pelo lutador profissional Dan Spivey, e mais tarde chamado de powerbomb do crucifixo. Embora tenha sido divertido assistir, todos nós sabemos que a maioria dos movimentos do wrestling profissional são completamente irrealistas em uma partida/luta real. Bem, o crucifixo é uma daquelas raras exceções a essa regra.

A posição provavelmente se origina do Judô, onde é usada para derrubar oponentes com tartarugas e sufocá-los imediatamente. Na verdade, o estrangulamento crucifixo utilizado pelos judocas é denominado Jigoku-Jime que se traduz como “asfixia do inferno”. Aí está toda a validação que você precisa sobre o estrangulamento do crucifixo.

A forma como o crucifixo é usado no grappling moderno é principalmente por trás, mas também há uma grande variação que ajuda a manter as pessoas no controle lateral quando você está por cima. Em ambos os casos, os estrangulamentos estão facilmente disponíveis, mas o que realmente torna a posição poderosa é a quantidade de controle fácil que você tem sobre alguém de lá.

Existe um antigo princípio de luta livre chamado “o poste e a árvore”. Se você tem uma árvore no chão e um poste no chão, qual será mais fácil para você rolar? Se sua resposta for “o pólo”, você está correto. Obviamente, seria muito difícil rolar a árvore por causa de seus galhos, que é exatamente o princípio que impede as pessoas de rolarem quando presas em um crucifixo.

Seja pelas costas ou pelo controle lateral superior, a posição crucifixo do Jiu-Jitsu permite transformar alguém em uma “árvore”, prendendo os braços em posição de “cotovelo aberto” de cada lado. Combinado com o peso de todo o seu corpo na linha dos ombros, você tem uma ótima posição para procurar finalizações de crucifixo.

Como você coloca alguém em um crucifixo?

Como sempre, há muitas maneiras de chegar à posição Crucifixo no Jiu-Jitsu, uma vez que você conheça seus pontos de controle. Tanto para as variações do crucifixo de montagem nas costas quanto para o controle lateral superior, você entrelaça um dos braços do oponente com as pernas e o outro com os braços. Isso lhe dá muito poder contra seus membros fracos e isolados, o que fornece controle e algumas opções de finalização.

Na montagem traseira, uma empunhadura Kimura garante o controle de um braço com os braços, pelo menos inicialmente. Controlar o segundo braço requer uma configuração triangular com as pernas. Isso significa que você está usando dois dos sistemas de cunha reforçada mais poderosos do Jiu-Jitsu para controlar os membros de um oponente.

O crucifixo de controle lateral superior permite prender ambos os braços, desta vez focando mais na gravidade do que nas cunhas reforçadas. Usar as canelas para imobilizar o braço mais próximo não é apenas poderoso, mas também muito doloroso para a pessoa que está por baixo. Existem várias maneiras de controlar o braço mais distante usando os braços, mas a melhor é colocar um gancho inferior, agarrando o ombro do oponente. É um dos pinos mais apertados do Jiu-Jitsu.

Crucifixo engasga sem kimono

Agora, vamos falar sobre como realmente fazer as pessoas dormirem no crucifixo. Claro, você também tem muitas opções de trava de braço, mas não há nada como fazer as pessoas baterem com estrangulamentos. Afinal, eles são a única submissão que as pessoas não conseguem simplesmente superar e suportar por muito tempo.

Acabamento de crucifixo triangular montado

Comece levantando o ombro do outro lado, junto com a cabeça. Você pode segurar a cabeça ou segurar a parte de trás da gola. Isso coloca a pessoa que está por baixo sob pressão, semelhante à montagem em S, mas com controle extra por meio do braço lateral próximo preso.

Coloque a perna livre atrás da cabeça do oponente, agrupando-o. A partir daí, você estará na posição perfeita para deslizar a perna sob a cabeça, colocando o quadril no chão. Deslizar a outra perna sobre o peito do oponente o levará direto para um triângulo montado.

Triângulo Invertido

Outro estrangulamento de crucifixo triangular útil do controle lateral superior é o trinagle invertido. Para esta versão, em vez de passar por baixo da cabeça com a perna livre, você passa por cima dela, enquanto libera o braço lateral próximo preso para obter uma posição triangular.

Estrangulamento traseiro Crucifix sem kimono

Uma opção de estrangulamento crucifixo muito confiável do crucifixo traseiro no No-Gi é o bom e velho mata-leão. Afinal, o adversário não tem braços que possam defender, enquanto você tem um braço livre, perfeitamente posicionado para começar a atacar o pescoço.

Basta fazer repetições para finalizar o mata-leão com um braço, o que é realmente fácil. Basta colocar a palma da mão atrás do ombro e usar os dedos para encontrar uma “saliência” nas costas onde você possa se segurar.

Você também pode optar por dar a volta na cabeça (como uma guilhotina). Em seguida, use a perna de cima e coloque-a em volta do torso do oponente, de modo que você coloque o braço sufocante por baixo dela. Você é um aperto palma com palma e um aperto de crucifixo desagradável e inesperado. Confira o vídeo abaixo para detalhes:

Gi Crucifixo Estrangulamentos

Com o Gi suas opções de controle e finalização na posição de crucifixo aumentam, assim como em qualquer outro ataque. Com mais locais para segurar com firmeza e as lapelas servindo como extensões dos braços ou pernas, você pode finalizar até os adversários mais teimosos com o crucifixo do Jiu-Jitsu.

Estrangulador de cortador de papel

Um dos estrangulamentos do Jiu-Jitsu brasileiro mais fáceis de configurar a partir de um crucifixo de controle lateral superior é o cortador de papel. O estrangulamento do cortador de papel original funciona prendendo o ombro próximo antes de engasgar.

Como ambos os ombros estão presos e presos no crucifixo, tudo o que você precisa é colocar o braço livre sobre o pescoço. Este estrangulamento crucifixo requer uma pegada com o polegar dentro da gola. Certifique-se de tocar o cotovelo no chão e continue abrindo o cotovelo em direção à cabeça do oponente para dar um tapinha.

Do crucifixo traseiro, sufoca em abundância, quer você opte pela gola ou pelas próprias lapelas. Os estrangulamentos de colarinho são muito fáceis – como se você montasse um mata-leão, mas você precisa de menos espaço, pois o kimono é mais fácil de segurar e oferece uma opção de estrangulamento mais apertado.

Estrangulamentos de lapela da posição The Crucifix Jiu-Jitsu

As lapelas são onde as coisas ficam complicadas, mas interessantes. As próprias lapelas são mais adequadas para o trabalho, dada a proximidade com o pescoço. No entanto, você também pode usar as próprias lapelas para prender ainda mais os braços ou, mais precisamente, o braço que você está controlando com seus próprios braços.

Porém, para um estrangulamento de crucifixo de lapela, tudo o que você precisa é liberar a lapela, independente do lado, e enrolá-la no pescoço do oponente. A partir daí, você pode apertar diretamente ou colocar mais pressão usando as pernas. Também vale a pena mencionar que você pode enrolar uma lapela em volta do pescoço em qualquer direção, tornando tudo ainda mais confuso para o seu oponente.

Escapando do Crucifixo

Quando se trata de vencer os estrangulamentos do crucifixo, você não terá muito sucesso. Porém, sair da posição antes que o oponente comece a armar o estrangulamento é uma opção viável. Para conseguir isso, você precisa estar ciente dos principais pontos fortes da posição e vencê-los cedo.

No início, sua melhor aposta é começar a fazer uma ponte de modo que o topo da sua cabeça alcance o chão sobre o oponente. O objetivo será liberar o braço que está preso pelas pernas.

Isso significa que a direção da sua ponte será diagonal, sobre o ombro mais distante do oponente. Isso o ajudará a esticar o braço, desde que o mantenha mole e solto. A partir daí é fácil se desvencilhar completamente ou partir para contra-ataques.

Uma coisa que você pode fazer mais tarde é tentar desembaraçar o controle que eles têm sobre um braço com as pernas. Seu objetivo é caminhar com as pernas em direção às deles, enrolando o corpo para que você possa prender uma das pernas com as suas.

Você pode usar esta configuração para retirar o braço preso, evitando assim a maioria dos estrangulamentos. Para escapar completamente, você também precisará liberar o outro braço, mas isso é mais fácil agora que você não está mais crucificado.

Usando o Crucifixo para Submeter

Atacar com finalizações de crucifixo não se limita apenas às variações de estrangulamento de crucifixo no Jiu-Jitsu. Você também pode caçar chaves de braço livremente, com chaves de pulso e cortadores de bíceps sendo particularmente brutais e eficazes. Dada a taxa de sucesso dos estrangulamentos, porém, minha sugestão é começar com eles a partir do crucifixo e depois expandir seu jogo de finalizações a partir daí. Você sempre pode apimentar com um ou dois armlocks.

Crítica do DVD da Enciclopédia do Crucifixo de Darragh O’Conaill (2024)

Ataques de crucifixo de controle lateral para se tornar inimigo na academia

DVD Alexandre Vieira – O Crucifixo e o Loop Choke

Instrução GRATUITA de Gordon RyanInstrução GRATUITA de Gordon Ryan
Wiltse Instrução GratuitaWiltse Instrução Gratuita

Deixe um comentário