jiu-jitsu é a única arte marcial que tem família” (Jiu-Jitsu is the only martial art that has a family)
A troca de equipes no Jiu-Jitsu é um tema muito polêmico que sempre provocará diferentes pontos de vista e argumentos na comunidade do Jiu-Jitsu. Ao longo da história do Jiu-Jitsu, sempre houve indivíduos que seguiram seu próprio caminho, deixando sua equipe inicial ou mestre, para ingressar em outra equipe ou criar a sua própria. Isto é o que muitas pessoas conhecem como “Creontes”.
Tayane Porfírio, uma das atletas mais condecoradas do Jiu-Jitsu Brasileiro, retornou oficialmente à Alliance, equipe onde conquistou a faixa-preta e alcançou sucesso histórico. Depois de cinco anos representando outras organizações, incluindo Gracie Barra, Roger Gracie Academy e Double Five, a carioca anunciou seu retorno a casa durante o evento Alliance Diamond Experience no último fim de semana.
Em entrevista exclusiva com TATAMETayane expressou seu entusiasmo e gratidão por voltar à Alliance, afirmando:
“Estou anunciando meu retorno à Alliance. Fiquei um tempo fora, mas uma boa filha voltou para casa. Estou de volta aqui e no dia 7 de dezembro vou disputar novamente meu primeiro campeonato pela Alliance. Conto com o seu apoio, seja presencialmente ou assistindo online. Estarei no BJJ Stars.”
Seu retorno vai estrear em Estrelas do Jiu-Jitsu 14 on December 7th in São Paulo, where she faces Giovanna Jara.
Uma carreira histórica com a Alliance
Sob a bandeira da Alliance, Tayane alcançou um sucesso incomparável, incluindo ouro duplo no Grand Slam da IBJJF 2017, onde conquistou títulos mundiais, brasileiros, pan e europeus – um feito inédito no Jiu-Jitsu feminino. Essas conquistas consolidaram seu legado como uma das maiores lendas do esporte.
Desafios e Resiliência
A saída de Tayane da Alliance em 2019 ocorreu após um grande revés. Ela testou positivo em um teste antidoping realizado pela USADA durante o Campeonato Mundial de 2018, levando a uma suspensão de quatro anos e à perda de suas medalhas de ouro nas categorias peso e absoluto. Apesar das adversidades, ela continuou treinando e se manteve como figura de destaque no Jiu-Jitsu.
Um novo capítulo
Agora reunida com a Alliance, o retorno de Tayane marca um novo capítulo em sua carreira, enquanto ela busca recuperar seu lugar no topo do esporte. Sua próxima luta no BJJ Stars é ansiosamente aguardada pelos fãs e destaca sua determinação em competir no mais alto nível mais uma vez.
Com o retorno à equipe onde ganhou destaque, a história de Tayane Porfírio exemplifica resiliência, lealdade e paixão pelo Jiu-Jitsu.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.