Na era da tecnologia digital e do conforto cada vez maior do lar, o desenvolvimento físico foi suspenso. As pessoas ficaram tão acostumadas a se comunicar por meios eletrônicos que se tornaram socialmente desajeitadas. Isto vale especialmente para as crianças.
As crianças modernas foram expostas a esse tipo de comportamento desde a mais tenra idade. Eles mal conseguem andar antes de adquirirem seu primeiro tablet e se conectarem ao mundo virtual. Não dá mais brincar lá fora, na terra, com os amigos, nem ir na casa de alguém.
A maior parte do contato é artificial, inclusive o tempo passado na escola. Esse comportamento resulta em crianças que não sabem se movimentar e não estão acostumadas com seu corpo. E o Jiu-Jitsu brasileiro é uma das poucas coisas que podem ajudar.
Juventude “problemática”
Vamos relembrar o dia típico de uma criança moderna. Começa deslizando o tablet enquanto toma o café da manhã. Depois disso, é mais um monitor na escola, com a obrigatoriedade de mexer no telefone nos intervalos.
Em casa, é hora de olhar para a TV, o console de jogos ou o monitor do computador antes de limpar o tablet na cama novamente. E o ciclo continua.
O comportamento social foge ao escopo deste artigo, mas merece destaque devido à sua enorme importância. Os humanos são seres sociais e têm se comunicado cara a cara desde o início dos tempos.
A tecnologia nos tirou tanto do contexto que as pessoas não têm ideia de como falar com outras pessoas sem um teclado. Do ponto de vista da saúde, todo o tempo gasto em seus dispositivos favoritos causa todo tipo de problemas às crianças. Todas aquelas horas ao telefone destroem a visão, enquanto ficar sentado por muito tempo diante do computador leva a uma infinidade de problemas de saúde.
As crianças de hoje em dia não têm ideia de como se movimentar, nem conseguem correr direito, muito menos subir em árvores ou jogar jogos mais exigentes fisicamente. Os seus corpos e as suas mentes estão a deteriorar-se e há algo que podemos fazer para ajudar. É tão fácil quanto reintroduzir o movimento nas crianças, usando métodos como o treinamento de Jiu-Jitsu para crianças.
A Solução – Treinamento Infantil de Jiu-Jitsu
As artes marciais e os esportes em geral são uma ferramenta perfeita para o desenvolvimento das crianças. Eles têm sido usados há séculos para promover o desenvolvimento de valores positivos entre os mais jovens. O esporte em geral estrutura as crianças, ensinando-as antes de tudo sobre seu corpo.
As crianças hoje em dia são desafiadas pelos padrões de movimento mais simples. Dou aulas de artes marciais para crianças há mais de 18 anos. A cada ano que passa, fico impressionado com a rapidez com que as crianças perdem o contato com suas habilidades físicas.
Uma criança nova que entra na aula é quase regularmente desafiada até mesmo pelas tarefas mais simples, como ficar em uma posição cambaleante. Adicione a isso um movimento não relacionado da parte superior do corpo e você os perderá.
A importância das artes marciais, em particular, reside nos aspectos mentais do desenvolvimento das crianças, tanto quanto no físico. Através do envolvimento nas artes marciais, as crianças aprendem como desenvolver a mente e o corpo.
Quanto mais cedo eles conseguirem estabelecer essa conexão, mais tempo terão para aperfeiçoá-la. Padrões de movimento complexos requerem tanta concentração quanto coordenação física.
Existem inúmeros benefícios em matricular crianças em aulas de artes marciais. Com um claro viés para o Jiu-Jitsu, deixe-me apresentar como a Arte Suave pode ajudar a construir indivíduos incríveis desde a mais tenra idade.
Por que o Jiu-Jitsu é bom para crianças?
Quase todas as academias do mundo têm currículo infantil e diversas aulas de Jiu-Jitsu para crianças. Ensinar a arte às pessoas o mais cedo possível permite que elas se desenvolvam em indivíduos saudáveis, bem como em lutas temíveis.
O Jiu-Jitsu oferece uma dimensão diferente de qualquer outro esporte ou arte marcial. Abrange uma variedade de exercícios físicos, padrões de movimento e aulas técnicas, ao mesmo tempo que incute virtudes importantes nas crianças. Os cintos infantis de Jiu-Jitsu também ajudam a ensinar estrutura e liderança.
A aula de Jiu-Jitsu infantil começa com um aquecimento composto por exercícios básicos de cultura física, que fortalecem o corpo e preparam as crianças para a aula. Os padrões de movimento desenvolvem a coordenação das crianças enquanto lhes ensinam movimentos relacionados ao Jiu-Jitsu.
A parte técnica da aula ensina uma técnica adequada à idade e experiência das crianças. Antes do final da aula, as crianças participam de uma brincadeira envolvendo todas, tornando a aula uma experiência divertida. A aula termina com uma mensagem forte, transmitida pelos instrutores de forma que se relacione com as crianças.
É claro que o Jiu-Jitsu pode oferecer muitos benefícios para as crianças envolvidas. Vejamos algumas das qualidades que pode desenvolver nas gerações futuras:
1. Personagem
Se há uma coisa que as crianças desenvolvem ao treinar Jiu-Jitsu é o caráter. O Jiu-Jitsu os ensina a serem responsáveis, honestos, humildes e, acima de tudo, respeitosos.
Todas estas são virtudes que parecem faltar na sociedade moderna e essa deficiência torna-se mais perceptível a cada nova geração. Construir homens e mulheres com carácter forte só pode levar a uma sociedade melhor e mais fundamentada.
2. Disciplina
As artes marciais sempre foram disciplinadas com os mais altos respeitos. Provavelmente decorrente da estrutura estrita das artes japonesas e chinesas, a disciplina de estilo militar é um elemento básico dos esportes de combate.
Com toda a honestidade, o Jiu-Jitsu não segue o estilo de disciplina do exército, mas mesmo assim é igualmente eficaz. O sistema de faixas infantis de Jiu-Jitsu oferece uma estrutura que gera disciplina que se apresenta como maior foco e atenção nas crianças, ao mesmo tempo que promove o respeito mútuo.
3. Amizade
O Jiu-Jitsu oferece uma plataforma na qual as crianças podem desenvolver aquelas tão necessárias amizades na vida real que faltam hoje em dia. Conhecer novos amigos no Jiu-Jitsu é diferente de conhecê-los na escola ou em outros contextos sociais.
A camaradagem desenvolvida através do treino de luta livre é um vínculo forte que muitas vezes se estende à vida pessoal das crianças. Eles tendem a manter fortes conexões com seus parceiros de treino fora da academia e nos próximos anos. Isso resume o contato humano que está desaparecendo lentamente.
4. Coordenação Corporal
O atributo físico mais importante de todos é a capacidade de controlar nossos próprios corpos. Os músculos podem ser treinados para crescer e a resistência pode ser desenvolvida em qualquer momento da vida. A coordenação, por outro lado, é uma qualidade que é melhor aprendida desde cedo.
Quando somos crianças, somos muito maleáveis e capazes de aprender novos padrões tanto com o nosso corpo como com a nossa mente. O Jiu-Jitsu utiliza a capacidade de desenvolver indivíduos tão diversos quanto possível, implementando diferentes tipos de padrões nas aulas.
5. Habilidades de autodefesa
Na parte técnica das aulas de Jiu-Jitsu infantil, grande ênfase é dada às técnicas de defesa pessoal. Isso permite que as crianças desenvolvam a capacidade de se defenderem, juntamente com a confiança necessária para prosperar na vida.
O Jiu-Jitsu não cria valentões nem ensina crianças a lutar. Pelo contrário, centra-se na criação de indivíduos que não tenham medo de defender a si próprios e aos outros. Cria indivíduos confiantes e fortes que podem usar seu conhecimento de luta para difundir e controlar situações potencialmente violentas.
A mensagem transmitida pelos instrutores ao final da aula reforça esse comportamento. Os tapetes não são lugar para valentões, mas protegem todas as crianças que pisam neles.
Inscreva seu filho no Jiu-Jitsu hoje!
Dê a seus filhos tudo o que eles precisam para se tornarem indivíduos saudáveis e fortes, tanto física quanto mentalmente. Inscreva-os no Jiu-Jitsu e veja como isso os transforma através da diversão, moldando-os em seres humanos exemplares. Veja como eles desenvolvem confiança, amizades e uma visão positiva da vida através das aulas ministradas pelo Jiu-Jitsu!
Como ensinar seu filho a lidar com o bullying – algumas etapas simples
Jocko Willink: Jiu-Jitsu faz “nerds assassinos”
Garoto de 15 anos conheceu um gigante em luta de Jiu Jitsu Peso Aberto e GANHOU