Taxa anual e regras obrigatórias da IBJJF introduzidas em Manitoba (Canadá) para competidores de Jiu-Jitsu
Os competidores de Jiu-Jitsu em Manitoba, Canadá, estão expressando sua frustração com as novas regulamentações governamentais que poderão em breve impactar o esporte.
As mudanças propostas, introduzidas na Lei de Emenda ao Esporte Combativo (Projeto de Lei 40) na primavera de 2023, exigiriam que os torneios de Jiu-Jitsu seguissem exclusivamente as regras da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) e imporiam uma taxa anual para os competidores.
Segundo a CBC Canada, o ministro responsável pelo esporte, Glen Simard, afirmou que a decisão de impor as regras da IBJJF foi tomada após consulta a “uma série de jogadores da área”.
Essas mudanças propostas podem sufocar o crescimento do Jiu-Jitsu em Manitoba.
Por exemplo, a província sediou o primeiro Canadian ADCC Open em 2023, uma competição que usa seu próprio conjunto de regras.
Se o mandato das regras da IBJJF for cumprido, o ADCC e outras promoções com formatos diferentes poderão evitar a realização de eventos em Manitoba.
Além do conjunto de regras, a introdução de uma taxa anual de CAD$ 30 para uma licença para competir é outro ponto de discórdia.
Embora o montante possa parecer pequeno, acrescenta um encargo financeiro desnecessário a um desporto já dispendioso.
Os competidores seriam obrigados a pagar esta taxa anualmente sem receber quaisquer benefícios claros, e ainda precisariam pagar taxas de inscrição para cada torneio que participassem.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.