“Sua arte será esquecida”

“Sua arte será esquecida”

O Grande Mestre Reylson Gracie – faixa vermelha 9º grau no Jiu-Jitsu Brasileiro e filho de Carlos Gracie Sr. – expressou sérias preocupações sobre o estado atual do Jiu-Jitsu.

O Gracie compartilhou um ensaio nas redes sociais, pedindo um retorno às raízes da arte e criticando o que ele acredita ser uma versão diluída que é ensinada hoje em muitas escolas:

Farei qualquer coisa, superarei qualquer obstáculo e destruirei qualquer barreira da realidade para ver que minha ideia se concretize.

E que ideia é essa? A ideia de que as artes marciais não deveriam ser ensinadas se não fossem de alta qualidade.
A ideia de que qualquer homem que retraia os estudantes por motivos de lucro indevido ou para esconder os verdadeiros aspectos da arte deveria ser severamente penalizado por esta prática.

A ideia de que instrutores e mestres devem estar preparados para suportar qualquer adversidade da vida para se tornarem bons o suficiente para seus alunos e que, caso contrário, não merecem tal título.

A ideia de que as artes marciais, como qualquer trabalho objetivado e durável da humanidade, é maior que a vida, pois dá imortalidade àqueles que as aprimoram (pela lembrança) e aos importantes ensinamentos deixados no mundo para todos que virão depois de você.

Ele está chateado porque ninguém ensina Gracie Jiu-Jitsu corretamente há algum tempo:

Fico ainda mais chateado ao ver pessoas que vêm do Brasil com uma faixa de nível baixo e trocam por uma de nível superior (mais comumente faixa azul coloca faixa preta) quando chegam aos Estados Unidos.

Ao fazer isto, eles têm enganado o povo americano durante demasiado tempo, ensinando um conjunto mutilado de técnicas que não equivale nem a 30% do total.

Ao difundir esse Jiu-Jitsu de “cobra sem cabeça”, eles estão matando as artes marciais.

O Gracie também enfatizou a importância da classificação adequada da faixa, bem como os malefícios de uma classificação inadequada.
Ele então terminou com:

Você e seus alunos não podem ter convicção e encontrar significado em suas habilidades e filosofia se a primeira for desleixada e a segunda for uma mentira.
E sem sentido, meu amigo, você e sua arte serão esquecidos.

Isso me obriga a compreender uma realidade muito triste: na maioria dos lugares, instrutores e mestres estão extintos e o que ensinam mais se assemelha a um treinador de vôlei ou basquete do que a um verdadeiro mestre.

Leia a declaração completa aqui.

Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.

Bem-vindo ao SLOTH Jiu-jitsu – o programa definitivo para conservar energia, utilizar o peso corporal e não ter pressa! Uma estratégia especialmente eficaz para competidores mais velhos ou menos atléticos, mas adequada e altamente recomendada para todos os praticantes de jiu-jitsu. 12 capítulos ministrados presencialmente pelo Faixa Preta 3º Grau de Jiu-Jitsu Gile Huni.

Deixe um comentário