Seif Houmine faz história como primeiro marroquino, africano e francês a vencer o Campeonato Mundial Faixa Preta da IBJJF

Seif Houmine faz história como primeiro marroquino, africano e francês a vencer o Campeonato Mundial Faixa Preta da IBJJF

O faixa-preta marroquino-francês de Jiu-Jitsu Seif Eddine Houmine fez história ao se tornar o primeiro atleta africano a vencer o prestigiado Campeonato Mundial de Faixa Preta da IBJJF. Esta conquista notável não é apenas uma vitória pessoal para Houmine, mas também um marco para os atletas africanos no mundo do Jiu-Jitsu Brasileiro. Sua vitória é uma prova de sua dedicação, habilidade e trabalho árduo, marcando um avanço significativo no cenário internacional.

No dia 8 de outubro de 2024, a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) fez um importante anúncio após a desclassificação do primeiro e segundo colocados da categoria ultrapesado deste ano do Campeonato Mundial da IBJJF. Yatan Bueno e Pedro Alex, que inicialmente haviam conquistado o ouro e a prata, testaram positivo para drogas para melhorar o desempenho e perderam suas medalhas no mês passado.

Como resultado, a cobiçada medalha de ouro será agora atribuída a Seif-Eddine Houmine, de Marrocos. Houmine havia perdido nas semifinais para Bueno em partida polêmica, onde foi desclassificado após receber quatro penalidades por segurar o cinturão do adversário por longo período. Porém, com a suspensão de Bueno, Houmine agora assume o seu lugar no topo do pódio.

Houmine, de 36 anos, torna-se o primeiro campeão mundial marroquino da IBJJF na faixa-preta adulta, o primeiro francês e apenas o segundo africano a conquistar o prestigiado título (de acordo com BJJheroes.com). O primeiro foi o angolano João Roque, que conquistou o campeonato em 1997.

A francesa Laurence Cousins ​​sagrou-se campeã mundial em 2004 vencendo a faixa preta-marrom feminina, derrotando notavelmente a lenda do Jiu-Jitsu Leticia Ribeiro.

De acordo com o último comunicado de imprensa da IBJJF, os resultados revisados ​​do Campeonato Mundial da IBJJF de 2024 são os seguintes:

1º lugar: Seif-Eddine Houmine
2º lugar: Guilherme Augusto
3º lugar: Kjetil Lydvo
3º lugar: Hélder José Junior “Tropeco”

A jornada de Houmine até o topo tem sido de perseverança e comprometimento, superando desafios dentro e fora do tatame. Ele treina no Z-Team de Paris, um dos maiores times da França com mais de 30 faixas-pretas. Eles são afiliados à poderosa equipe GF. Sua vitória destaca o crescente conjunto de talentos na África, um continente que vem produzindo constantemente competidores de alto nível na arte marcial, e mais notavelmente na França, onde ele treinou a maior parte de seu Jiu-Jitsu e onde o Jiu-Jitsu já se tornou um esporte tradicional em grande parte graças à Federação Francesa de Jiu-Jitsu, que fez um trabalho tremendo no crescimento do esporte lá. Ao garantir o título de Campeão Mundial da IBJJF, Houmine estabeleceu um novo padrão e abriu portas para futuros praticantes de Jiu-Jitsu africanos e franceses que desejam seguir seus passos.

Esta vitória histórica sem dúvida inspirará muitos, não apenas na comunidade do Jiu-Jitsu, mas também em todo o mundo das artes marciais, mostrando que a grandeza pode vir de qualquer canto do globo.

Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.

Bem-vindo ao SLOTH Jiu-jitsu – o programa definitivo para conservar energia, utilizar o peso corporal e não ter pressa! Uma estratégia especialmente eficaz para competidores mais velhos ou menos atléticos, mas adequada e altamente recomendada para todos os praticantes de jiu-jitsu. 12 capítulos ministrados presencialmente pelo Faixa Preta 3º Grau de Jiu-Jitsu Gile Huni.

Deixe um comentário