Quão verdadeira é a afirmação de Craig Jones: “Se você tiver a combinação certa de autismo e esteroides, você está 100% garantido para se tornar um campeão mundial de Jiu-Jitsu”
A famosa declaração de Craig Jones, com seu tom humorístico, aponta para dois aspectos distintos que são frequentemente discutidos no contexto do desempenho esportivo: o foco e a dedicação únicos que podem estar associados ao autismo, e o aprimoramento físico do uso de esteróides.
“Se você tiver a combinação certa – eu chamo isso de sinal do Cachinho Dourado – se você tiver a combinação certa de autismo e esteróides, você tem 100% de garantia de se tornar um campeão mundial. E é isso, as pessoas estão se concentrando em esteróides, mas na verdade, como treinador de classe mundial, você realmente quer atrair pessoas com autismo porque pode dar esteróides a qualquer pessoa. Apesar de nossos melhores esforços, ainda não causamos autismo a ninguém.”
Quão verdadeira é esta afirmação? Passe algum tempo com campeões de Jiu-Jitsu e você perceberá que muitos deles são claramente um pouco autistas… Isso fica evidente na maneira como falam, se comportam e na obsessão pelo Jiu-Jitsu. Agora, muitos campeões mundiais também usam esteróides (não é preciso citar o nome, as pessoas já sabem quem são). Então, o que acontece quando você mistura os dois?
- Características associadas ao autismo: Alguns indivíduos com autismo podem ter intenso foco e dedicação aos seus interesses. Em um esporte como o Jiu-Jitsu, isso poderia se traduzir em um compromisso profundo e obsessivo com o treinamento e o refinamento da técnica. Esse foco intenso pode ser vantajoso no domínio das habilidades complexas exigidas nas artes marciais. No entanto, é importante observar que o autismo é um espectro e as características variam amplamente entre os indivíduos.
- Uso de esteróides: Os esteróides são conhecidos por sua capacidade de melhorar o desempenho físico, o crescimento muscular e a recuperação. No entanto, a sua utilização é normalmente desaprovada ou totalmente proibida em desportos competitivos devido a razões éticas e riscos para a saúde.
Muitos comentaram online sobre esta declaração:
“Craig está aqui apenas descrevendo Gordon (Ryan)”
“Não sei se existe atleta de alto nível mais engraçado do que Craig Jones, e a camisa de luta livre do Fox Catcher é apenas a cereja do bolo👏👏👏
“Onde posso comprar um pouco de autismo?”
“Acho que tenho o tipo errado de autismo. Não é do tipo bom em matemática e adora trens. Eu tenho o tipo de ansiedade social paralisante. Os esteroides extras resolverão isso?”
Craig Jones parece estar fazendo um comentário irônico sobre a combinação ideal para criar um competidor de Jiu-Jitsu de classe mundial, MAS parece haver alguma verdade nisso.
Combine a natureza ultraobsessiva e focada do autismo e os benefícios dos esteróides para melhorar o desempenho e você parece ter uma combinação perfeita…
Jones está destacando que, embora os esteróides possam ser administrados a qualquer pessoa, as características únicas associadas ao autismo, que podem incluir um alto nível de foco e dedicação a um interesse específico, não podem ser transmitidas artificialmente. Sua declaração parece ser mais uma observação humorística do que uma recomendação séria de treinamento.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.