Roger Gracie pode ter acabado de se aposentar, mas é bastante óbvio que ele é o melhor lutador de jiu-jitsu do planeta.
Em agosto passado, após derrotar o atual campeão mundial de BJJ Marcus Buchecha por finalização, Roger Gracie anunciou sua aposentadoria das competições de BJJ. Ele disse que se concentraria em sua carreira de MMA, já que terminou sua carreira de BJJ em uma nota extremamente alta. Agora, ele também decidiu encerrar sua carreira de MMA.
Roger Gracie treinou BJJ a vida inteira e teve que passar por toda a rotina do treinamento diário. Ele também lutou no MMA no mais alto nível e passou por campos de treinamento muito difíceis. Apesar de tudo isso, ele nunca precisou de nenhuma cirurgia. Isso é bastante extraordinário, pois muitos colegas lutadores de alto nível foram operados e também tiveram ferimentos sérios.
Nesta recente entrevista em profundidade com a Graciemag, Roger revelou seu segredo para a longevidade no BJJ:
GRACIEMAG: Qual é a maior lição que sua carreira ensina à comunidade do BJJ?
ROGER GRACIE: Eu acho, uma sobre a importância da constância no treinamento. Não tem como evitar: se você quer ser bom, você tem que treinar duro — isto é, com os caras mais durões da sua academia. Dificilmente chegam lá aqueles que fogem dos rolos mais difíceis ou se abstêm de enfrentar os oponentes mais durões da sua divisão em torneios. Mas “treinar duro”, veja bem, não significa treinar para ser destruído. É preciso treinar com inteligência. Eu não acredito em se preparar para um desafio da noite para o dia.
Tenho amigos que ficam um mês sem treinar, ou até mais, e, quando têm luta marcada, tentam compensar se acabando nos treinos, chegando ao limite. Para mim, isso encurta a vida do atleta, e o prejudica tecnicamente também. Eu me esforço para treinar todos os dias, por uma hora, e estou satisfeito. Claro que tem vezes que você está viajando, ou precisa se ausentar, mas quatro vezes por semana está bom. Sem contar que, se eu ficar mais de uma semana sem praticar BJJ, eu posso matar um homem! (Risos.) Você fica de mau humor, nervoso… Quando fico sem treinar, a dor piora também — ombro, joelho… Com esse meu método, de sempre treinar por uma hora, meu corpo nunca reclamou, e eu nunca precisei de cirurgia.
Aprenda com o jogador de guarda fechada mais bem-sucedido de todos os tempos com o sistema de guarda fechada de Roger Gracie, totalmente explicado nesta série de 4 partes
- Fixe finalizações firmes que funcionam em níveis de elite, incluindo estrangulamentos cruzados, estrangulamentos de lapela, chaves de braço e muito mais.
- Roger Gracie é um dos lutadores mais dominantes da história, com 10 títulos mundiais na faixa-preta e 2 vezes campeão do ADCC – e ele fez isso com o Jiu-Jitsu brasileiro da velha escola.