Rickson Gracie publicou recentemente seu novo livro, Conforto na escuridãoque narra sua batalha pessoal contra a doença de Parkinson.
E, embora o livro forneça uma visão íntima das lutas de Gracie, são suas opiniões francas sobre temas controversos – incluindo atletas transgêneros nos esportes – que já atraíram atenção significativa.
Rickson enfatiza a importância da justiça e da segurança em esportes de contato como Jiu-Jitsu e MMA:
Respeito a decisão de qualquer pessoa de viver sua vida como pessoa trans.
Aceito o que quer que alguém considere ser sua identidade de gênero, mas estabeleço o limite para homens competindo contra mulheres no Jiu-Jitsu e no MMA.Especialmente quando há riscos de lesões físicas devido a diferenças marcantes de força.
Ele tem uma solução simples para o dilema de quem deveria lutar contra quem:
Embora as mulheres transexuais (mulheres nascidas como homens biológicos) tenham tido muito sucesso nos esportes femininos, os homens transexuais (homens nascidos como mulheres biológicas) não tiveram sucesso nos esportes masculinos.
Nenhum homem transgênero competiu com sucesso contra homens no Jiu-Jitsu, MMA ou qualquer outro esporte que eu conheça.
Existe uma solução simples para esse dilema: criar uma categoria separada.
Rickson também criticou a normalização da obesidade e dos estilos de vida pouco saudáveis, particularmente na cultura americana, como contribuindo para problemas de saúde globais significativos:
Vejo o mesmo pensamento mágico quando se trata da recente tentativa de normalizar a obesidade e agir como se a dieta e o estilo de vida de uma pessoa não tivessem nada a ver com isso.
Hoje, os militares dos EUA não conseguem atingir os seus objectivos de recrutamento porque muitos jovens americanos estão acima do peso e, como resultado, são inelegíveis.
A comida é o combustível que nos mantém vivos e esse combustível deve ser queimado.
Se você come 4.000 calorias por dia, trabalha muitas horas sentado em uma mesa e depois vai para casa e fica olhando para uma tela, esta é uma receita para a obesidade e problemas de saúde.Pessoas em todo o mundo sofrem de diabetes e doenças cardíacas em números recordes.
A obesidade é hoje um problema de saúde mundial maior do que a fome.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.