8 DE AGOSTO DE 2024, ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos. A mundialmente famosa Mubadala Arena serviu à comunidade do jiu-jitsu ontem à noite como pano de fundo para outra edição do ADXC, a maior promoção profissional de submission grappling do Oriente Médio. O evento contou com uma série de superlutas no conjunto de regras Gi e No-Gi entre atletas de todo o mundo e um punhado de grandes nomes do jiu-jitsu e do mundo do MMA.
O evento principal viu o retorno do mais novo prospecto da Família Gracie, Ryron Gracie. Uma estrela em ascensão no conjunto de regras do Gi que enfrentou outro prospecto quente do Gi em Marcos Carrozzino da GF Team. Esta foi uma das lutas mais divertidas de seguir no ADXC 5, com Carrozzino trazendo muita força para a jaula, agredindo Gracie em algumas ocasiões contra a grade no primeiro round. Calmo e controlado, Ryron sempre conseguiu se recuperar e nos momentos finais do segundo round, ele conseguiu uma finalização estonteante com um Canto Choke de uma puxada de guarda. Belo trabalho.
O evento principal do No-Gi não despertou muito interesse dos fãs de submission grappling, mas atraiu a atenção da comunidade do MMA, pois contou com duas lendas do mundo das luvas de 4 onças, Urijah Faber e Bibiano Fernandes. Essa dupla teve uma interessante luta de vai e vem, com algumas quedas e raspagens de ambos os jogadores, mas uma ligeira vantagem para Faber nas trocas, o que garantiu o aceno dos juízes.
No geral, o card teve algumas incompatibilidades, mas entregou lutas interessantes — uma das melhores foi Jonnatas Gracie versus Burak Sarman. Uma batalha vencida por decisão para o jogador da Atos que dominou a luta claramente, mas com boas trocas do australiano Burak.
EVENTO PRINCIPAL (Gi e No-Gi):
– Urijah Faber derrotou. Bibiano Fernandes por decisão (sem kimono)
– Ryron Gracie def. Marcos Carrozzino via Canto choke (Gi)
EVENTO CO-PRINCIPAL (Gi e No-Gi):
– Chad Mendes def. Diego Brandao
– Pedro Ramalho def. Max Lindblad via decisão (Gi)
CARTÃO PRINCIPAL:
–Pouya Rahmani derrotou. H. Abdelwahab via RNC (sem kimono)
– Ruan Alvarenga def. Também Agazarm via decisão
– Jonnatas Gracie definitivamente. Burak Sarman por decisão
– Omar Alsuwaidi derrotou Samuel Marquez por decisão
– Felipe Bezerra def. Vladimir Lium via decision
– Davi Vetoraci venceu. Amine Boudhina com chave de braço
– Zafeiria Panagiotarakou derrotou Yara Kakish via Choke pelas costas
– Seilkhan Bolatbek derrotou. Emad Ahmedin via RNC
– Abe Alsaghir derrotou. Xiaosong Shi por decisão
– Balquees AlHashmi derrotou Maria Odeintsova por decisão