19 DE MAIO DE 2024, PARIS, FRANÇA, ontem assistimos a mais uma sólida noite de entretenimento do Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC), promoção profissional de submissão de grappling, parceira da famosa federação AJP. Embora apenas na sua 4ª edição, o ADXC levou o seu jiu-jitsu de alto nível a todo o mundo, sendo esta a sua primeira aventura na Europa.
O evento contou com a participação de grandes nomes do jiu-jitsu e também de duas estrelas do MMA mundial, que competiram sob as regras de grappling do ADXC, a saber, Benoît “God of War” Saint-Denis e Marc Diakiese, que se enfrentaram na luta principal do a noite. Tradicionalmente, as passagens do MMA pelo mundo do grappling têm proporcionado combates mais cruéis do que aqueles entre especialistas de jiu-jitsu, mas não foi o caso no ADXC 4. Saint-Denis e Marc Diakiese deram um show muito divertido para os fãs, exibindo ótimas quedas e tentativas agressivas de finalização ao longo dos 25 minutos de partida. A partida viu o parisiense Saint-Denis ter as melhores finalizações e posições dominantes da partida, que terminou com decisão do juiz a seu favor.
Apesar de haver muitas estrelas internacionais no card, foram os menos conhecidos Florian Bayili e Youness Bennouali que ganharam o prêmio Match Of The Night. O faixa-marrom francês Youness Bennouali ainda pode ser um pouco anônimo no circuito internacional, mas mantenha-o de olho em eventos futuros. Este jovem parecia incrível contra o testado e comprovado faixa-preta Bayili, usando incrível habilidade de quedas e jiu-jitsu atlético para superar o belga Florian. No geral, foi uma luta acirrada, mas em que Bennouali receberia a aprovação dos juízes graças ao excelente ritmo, capacidade de assumir riscos e quedas dominantes/belas.
O Grappling Co-Main Event trouxe mais uma vitória para o representante da equipe Essential Jiu-Jitsu, Ffion Davies. A grappler galesa começou a luta com uma estratégia diferente, puxando para a guarda em Mo Black, raspando-a, e passando a pressionar a americana, passando a guarda e finalizando a vencedora do ADCC Trials com um armlock no segundo round.
Na luta principal de kimono (Jiu-Jitsu), Espen Mathiesen fez tudo parecer fácil em sua segunda luta no ADXC. Mathiesen dominou o francês Leon Larman logo no início, usando suas habilidades mortais no berimbolo para encontrar a defesa e finalizar a partida. Abaixo estão os resultados da noite.
Evento principal
– Benoit Saint-Denis derrotou Marc Diakiese por decisão unânime
– Espen Mathiesen derrotado Leon Larman via estrangulamento de colarinho (R1 2:03)
Co-Evento Principal
– Ffion Davies derrotado Morgana Negra via chave de braço (R1 1:26)
– Khaled Al Shehhi derrotado Leonardo Mário por decisão dividida
Cartão Principal
– Abdul-Kareem Al Sewady derrotou Amin Youb por decisão unânime
– Cassio Silva derrotou Marko Oikarainen por decisão unânime
– Nathielly de Jesus derrotou Elizabeth Mitrovic por decisão unânime
– Nia Blackman derrotou Magdalena Loska por decisão dividida
– Steven Ray derrotou Abraham Mane na guilhotina (R3 2:05)
Cartão Preliminar
– Youness Bennouali derrotado Revendedor Floriano por decisão dividida
– Geo Martinez derrotou Nicolas Renier com uma chave de calcanhar (R1 0:27)
– Kalim Mastouri derrotado Luca Anchoreta por decisão unânime
– Kasper Larsen derrotou Alexander Alexandrov com um mata-leão (R3 1:54)
– Shamma Al Kalbani derrotou Lina Grossett por decisão dividida