Renzo Gracie tem a analogia mais engraçada para a diferença entre Jiu-Jitsu com kimono e sem kimono

Renzo Gracie tem a analogia mais engraçada para a diferença entre Jiu-Jitsu com kimono e sem kimono

Gi e No Gi são as 2 formas de Jiu-Jitsu Brasileiro. Gi Jiu Jitsu é uma luta com o uso de um kimono tradicional, que permite agarrar a roupa do oponente. Nenhum kimono luta sem o uniforme tradicional, em vez disso você usa shorts e rash guard. Sem kimono você não pode agarrar a roupa do oponente.

Para ser um jogador completo de Jiu-Jitsu, você deve treinar ambos. Marcelo Garcia é um bom exemplo de jogador de Jiu-Jitsu de classe mundial em ambos. Ele só começou sem kimono na faixa-marrom, tendo primeiro construído uma base forte no Jiu-Jitsu de kimono. Normalmente se você começar a treinar majoritariamente sem kimono, terá muito mais dificuldade de adaptação ao kimono. O Gi em alguns aspectos é mais complexo com todas as pegadas, mas o No Gi tem muitos outros aspectos que não são encontrados no Gi (por exemplo: mais estrangulamentos brabo, guilhotinas, footlocks do que no Gi).

Renzo Gracie tem a analogia mais engraçada para a diferença entre Gi e Sem Gi. Ele diz que é como sexo com e sem camisinha.

Mais seriamente, aqui estão as principais diferenças:

Vestir

No Gi, é claro que você usará um Gi de Jiu-Jitsu. No No Gi, você usa shorts e camiseta ou protetor de pele.

Punhos

O Gi tem muitas alças tanto na jaqueta quanto na calça. A empunhadura mais comum da jaqueta é a gola/manga. As pegadas permitem que você tenha grande controle da luta e finalize o oponente usando o seu próprio kimono. Permite que um oponente muito menor controle um oponente maior. No No Gi você tem mais pegadas baseadas no wrestling, como o pescoço, e agarrando todas as articulações do corpo. É mais difícil controlar um oponente e pode escorregar ou perder o controle.

Estratégia

Sem Gi e o Jiu-Jitsu tem um ritmo mais rápido. O kimono desacelera devido ao atrito natural da peça.

Embora Gi e No Gi sejam muito semelhantes, a forma como os dois estilos evoluem é muito diferente. No Gi, os numerosos punhos e o material do Gi fazem com que muitas configurações sejam baseadas no uso do material do Gi, por exemplo: lapela ou proteção contra minhocas (o que é impossível no No Gi). No No Ki, você busca mais pegar as costas do oponente porque a montagem no No Ki tem finalizações limitadas, e a posição de costas tem o mata-leão e outras opções. Você encontrará jogadores sem kimono usando mais guilhotinas e estrangulamentos brabo/darce, além de usar mais chaves de pé.

É difícil dizer o que é mais técnico, pois os dois estilos são diferentes e você também tem jogadores sem kimono muito menores que finalizam os maiores (pegar pelas costas é uma ótima maneira de fazer isso).

Regras

A maioria dos torneios sem kimono têm regras ligeiramente diferentes das do kimono. As regras da IBJJF não permitem chave de calcanhar para kimono e o ADCC (maior torneio sem kimono) permite.

Marcelo Garcia é multicampeão mundial de kimono da IBJJF e 4x campeão sem kimono do ADCC

Marcelo Garcia é multicampeão mundial de kimono da IBJJF e 4x campeão sem kimono do ADCC

Deixe um comentário