Regras obscuras da IBJJF que podem influenciar uma partida

Regras obscuras da IBJJF que podem influenciar uma partida

Regras obscuras da IBJJF que podem influenciar uma partidaRegras obscuras da IBJJF que podem influenciar uma partida

Quando se trata de competição, a IBJJF é a principal organização de Jiu-Jitsu Brasileiro do mundo. Representando a Federação Internacional de Jiu Jitsu Brasileiro, é responsável por eventos competitivos em todo o mundo.

A IBJJF é produto de Carlos Gracie Jr. que dirige a Gracie Barra, uma das associações de Jiu-Jitsu mais difundidas. Organizando torneios há mais de 20 anos, é a organização líder do gênero.

Algumas das maiores competições do Jiu-Jitsu mundial são realizadas pela IBJJF. Torneios como Mundials, Europeus, Brasileiros e Pan-Americanos tornaram-se os torneios de maior prestígio disponíveis. Aqueles que conseguem pontuar alto nesses torneios subiram rapidamente no ranking oficial. Então, ao que parece, a IBJJF é uma organização impecável que trabalha pelo bem do esporte.

Competição da IBJJF, Faixas Pretas trocam técnicas em péCompetição da IBJJF, Faixas Pretas trocam técnicas em pé

Fonte de controvérsia

Na verdade, as coisas são muito mais complicadas do que parecem. Em primeiro lugar, a IBJJF é uma organização com fins lucrativos que não paga nenhum prêmio monetário aos atletas concorrentes. Essa abordagem é aceitável quando se trata de competidores de níveis mais baixos, mas no nível de faixa-preta é diferente.

Nos últimos anos testemunhamos a ascensão do Jiu-Jitsu profissional e ela está crescendo. Eventos como EBI, Polaris, WNO, ADCC e CJI têm estado a todo vapor ultimamente, o último premiando os atletas vencedores com US$ 1.000.000.

Em total contraste com a IBJJF, essas organizações se orgulham de promover o Jiu-Jitsu profissional, onde os atletas são pagos por seus esforços. Isso causa um desentendimento com a IBJJF, cujo modus operandi é exigir entrada para todos os competidores.

Então, por um lado, é o cenário profissional do Jiu-Jitsu, que oferece dinheiro, mas não tem uma exposição tão ampla, principalmente para os atletas de kimono. Do outro, está o conglomerado da IBJJF, exigindo dinheiro para competir e não devolvendo nada aos atletas.

O segundo problema flagrante da IBJJF é seu conjunto de regras incrivelmente restritivas. Além dos sistemas de pontos questionáveis, as limitações de envio têm sido uma grande fonte de feedback negativo. Na época de seu domínio global, a abordagem da IBJJF era tolerada, dada a falta de concorrência de outras organizações.

Desde então, porém, as coisas mudaram. As pessoas começaram a desaprovar o sistema de pontos impraticável, alegando que ele estava matando o espírito do Jiu-Jitsu. Ganhar uma partida por vantagens (conceito ainda pouco claro para a maioria dos competidores) ou por decisão do árbitro tornou-se a norma. As inscrições foram severamente restringidas, mesmo no nível de elite, sem nenhuma explicação lógica do porquê.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas regras da IBJJF e nas armadilhas que elas podem trazer para quem decide competir.

Algumas “armadilhas” do conjunto de regras da IBJJF

O livro de regras da IBJJF é um manual de 52 páginas que está disponível online. Ele descreve em detalhes a variedade aparentemente interminável de regras de competição de Jiu-Jitsu, com a ajuda de uma quantidade exorbitante de fotos. No entanto, mesmo quando lido com atenção, este manual não descreve algumas das regras mais discretas e controversas do Jiu-Jitsu.

Estas não são apenas regras insignificantes de Jiu-Jitsu, mas decisões que podem mudar o resultado de uma partida. Os atletas competidores devem estar cientes dessas regras de Jiu-Jitsu, independentemente de quão enganosas e confusas elas possam ser.

1. Paralisação

Estagnar é provavelmente a estratégia mais desaprovada no Jiu-Jitsu de alto nível e por um bom motivo. Manter alguém em uma posição que te faça vencê-lo por uma única vantagem não é o jeito do Jiu-Jitsu.

Concordo, Jiu-Jitsu tem tudo a ver com controle, mas é o tipo de controle que leva à finalização. Artes de luta como o judô e a luta livre enfatizam segurar/fixar o oponente para vencer, mas o Jiu-Jitsu é mais dinâmico. Depois de atingir o solo, será necessário subir na cadeia alimentar para pegar a torneira.

As regras da IBJJF determinam que você não pode manter alguém na guarda fechada sem atacar e as penalidades serão aplicadas de acordo. Quatro penalidades significam que você será desclassificado. O mesmo vale para ficar preso na guarda fechada de um adversário. Ficar lá até o tempo acabar lhe renderá penalidades.

Mas há uma “brecha”. Se você chegar à posição de montagem ou de costas, poderá ficar lá indefinidamente. A lógica da IBJJF é que essas são as posições mais dominantes e não há como chegar a uma posição melhor. Isso muitas vezes resulta em partidas chatas, principalmente com o kimono.

2. Passagem de truques

A ideia do passe no Jiu-Jitsu é contornar as pernas do oponente para ganhar uma posição dominante. Em um torneio da IBJJF chegar ao controle lateral resultará em 3 pontos para o passador de guarda.

Porém, tenha em mente que o controle lateral, como posição não rende nenhum ponto. Os 3 pontos que você ganha ao chegar lá na maioria das vezes decorrem do passe, não da posição em si. Chegar atrás, ou montar, no entanto, você ganhará 4 pontos extras cada, além das 3 posições obtidas por passar as pernas.

Também pelas regras da IBJJF, se o seu oponente sentar você é obrigado a atacar e passar a guarda. Se você decidir recuar para forçá-los a segui-lo, você será penalizado.

3. Enigmas abrangentes

Uma raspagem vale dois pontos no mundo dos torneios da IBJJF. Qualquer movimento que permita reverter a posição inferior e ficar por cima do oponente é considerado uma raspagem.

Bem, mais ou menos. Se você conseguir reverter o controle lateral inferior ou a montagem inferior, não receberá nada por seus esforços. Uma raspagem deve envolver as pernas durante a reversão, para merecer pontos completos. Isso limita você a ganhar pontos apenas na guarda ou na meia guarda.

Se você ficar de pé ao tentar varrer alguém e for derrubado no processo, não perderá nenhum ponto. Apenas certifique-se de pousar em guarda. A lógica por trás disso é que não serão concedidos pontos por colocá-lo em uma posição em que você já estava.

Em uma reviravolta engraçada, essas regras do Jiu-Jitsu permitem que você realmente se varra. Sim, você leu certo. Sempre que você está tentando passar a guarda de alguém e decide recuar, permitindo que ele acabe por cima, ele ganha os pontos.

Uma raspagem não precisa ser originada do oponente, ela também pode ser iniciada por você. Portanto, tome cuidado ao decidir esperar por chaves de tornozelo em uma partida da IBJJF.

4. Espaço do tapete

Sair do tatame durante uma partida fará com que o árbitro reinicie ambos os oponentes no meio. Porém, se um atleta for pego em uma finalização e decidir sair do tatame carregando o adversário, está tudo acabado. Nenhuma penalidade é concedida, é uma desqualificação direta.

Lembre-se, porém, de que você só será desclassificado se sair de propósito. Se você acabar fora do espaço do tapete enquanto escapa de um substituto, você será reiniciado, mas o oponente ganhará 2 pontos.

Você também pode ganhar um DQ antes mesmo de pisar nos tatames. Além de estar acima do peso, certifique-se de que seu kimono esteja de acordo com os padrões da IBJJF.

Se você já competiu em um de seus eventos, você já conhece o procedimento. O comprimento e a largura da manga e o estado do cinto são examinados antes de você poder entrar nos tatames. Você também deve certificar-se de que seu kimono seja branco, azul ou preto, ou será solicitado que você o substitua.

5. Manipulando o Sistema de Pontos

Lembra daquelas vantagens que fazem todo mundo enlouquecer? Bem, essas pequenas coisas incômodas são o fator decisivo que decide a maioria das lutas sob essas regras do Jiu-Jitsu. Eles também contribuem para que muitas partidas sejam chatas além da compreensão.

O truque das vantagens é que elas só importam se você acertar todos os pontos. Se você tiver apenas um ponto a mais que seu oponente e ele tiver 10 vantagens, você sairá com a vitória. Porém, todas as coisas iguais, as vantagens determinarão o resultado.

Se nenhum ponto ou vantagem for concedido, a culpa é de quem se comportou mal. Quem tiver mais pênaltis vai perder a partida. E caso nada de significativo aconteça durante a partida, caberá ao árbitro decidir quem vence. A decisão deles será baseada novamente nessas infames vantagens – mas desta vez decidindo quem chegou mais perto de conseguir uma.

6. Combine Comportamento

Durante uma luta de Jiu-Jitsu, ambos os competidores não podem conversar com o árbitro ou entre si. Discutir decisões com o árbitro lhe renderá pelo menos uma penalidade. O mesmo vale para qualquer troca verbal com o oponente. Ter um pênalti como esse para decidir uma partida é uma forma cruel e incomum de perder.

Lembre-se de que você deve manter o cinto bem amarrado, tanto quanto possível. O árbitro pode interromper a partida e pedir aos competidores que refaçam seus kimonos e cintos. No entanto, este não é um momento para lhe dar uma pausa. A menos que você queira ser penalizado, não gaste mais de 20 segundos reajustando o cinto.

A IBJJF parece lutar contra a ascensão do Jiu-Jitsu em geral e do cenário profissional em particular. Eventos somente para inscrição, sem restrições e com prazos mais longos ou sem nenhum limite de tempo estão assumindo o controle.

Mesmo assim, os torneios da IBJJF ainda têm peso. Eles são um ótimo lugar para competir para a maioria das pessoas, exceto os faixas-pretas de elite. Ainda há grande oposição em seus maiores eventos e muitas partidas difíceis. Apesar da alta taxa de entrada e da falta de prêmios em dinheiro, os torneios da IBJJF são uma ótima maneira de ganhar experiência. Apenas certifique-se de estar ciente de todos os truques de regras que envolvem esse tipo de evento.

Entendendo as regras da IBJJF – domine sua competição Entendendo as regras da IBJJF – domine sua competição

Jogando o sistema

Conhecer as regras do torneio em que você compete é uma das primeiras coisas a considerar antes de se inscrever. Ter uma compreensão mais profunda dos aspectos mais sutis do livro de regras não apenas impedirá que você sofra uma partida de maneiras que não fazem muito sentido, mas também o ajudará a forçar seu oponente a entrar nessas situações e vencer. Embora não seja a maneira mais gloriosa de entrar, uma vitória ainda é uma vitória, certo? Basta perguntar à IBJJF!

O argumento para vencer por vantagem nas partidas de Jiu-Jitsu

Como se preparar para seu primeiro torneio de Jiu-Jitsu e maximizar suas chances de vencê-lo

André Galvão Vs Fake Jiu-Jitsu Faixa Preta

Medalhas sem vencer em torneio e pessoas que elogiam seu “sucesso” nas redes sociais

Instrução GRATUITA de Gordon RyanInstrução GRATUITA de Gordon Ryan
Wiltse Instrução GratuitaWiltse Instrução Gratuita

Deixe um comentário