Começar o Jiu Jitsu Brasileiro é uma das coisas mais gratificantes e desafiadoras que você pode fazer por si mesmo. Você provavelmente tem um sobrinho que recebeu a faixa preta de caratê aos 7 anos – isso não é jiu jitsu. O Jiu-Jitsu vem com uma curva de aprendizado muito acentuada, o faixa-preta médio leva 10 anos de treinamento consistente para alcançá-lo. Caramba, estou nisso há 13 anos e ainda sou faixa-marrom!
Todo mundo passa por uma experiência semelhante quando começa a treinar. Muitos dos desafios que você enfrentará no Jiu-Jitsu são específicos desta arte marcial de luta livre.
Muitas vezes penso nos meus dias de faixa branca, comparando-os com onde estou agora. O que mais me ajudou foi reconhecer esses desafios iniciais para que eu pudesse me preparar melhor. Haverá momentos em que você se sentirá completamente perdido, especialmente quando parecer que nada dá certo e tudo o que você está fazendo é ser tocado a torto e a direito.
Mas acredite em mim, persistir nisso valerá 100% do esforço.
A curva de aprendizado no Jiu-Jitsu
A primeira coisa que as pessoas percebem ao pisar no tatame é o quanto o Jiu-Jitsu é diferente de outras atividades físicas. Parece haver um número ilimitado de técnicas de Jiu-Jitsu para aprender. E isto é verdade, cada técnica pode ser modificada numa ligeira variação, tornando o número de técnicas basicamente ilimitado.
É por isso que o Jiu Jitsu é frequentemente chamado de “xadrez humano”.
As complexidades do Jiu Jitsu
Algumas técnicas são muito simples, mas a maioria das técnicas de Jiu-Jitsu são muito complexas e exigem que você preste atenção aos pequenos detalhes para executá-las com sucesso. Justamente quando você sente que está progredindo, você encontrará alunos mais avançados que parecem se mover como faixas pretas, embora na realidade você não esteja muito atrás.
Não desanime com isso, todo mundo passa por isso. Pense em quando você começou a aprender uma nova habilidade, como andar de bicicleta ou aprender um novo idioma. As técnicas de aprendizagem do Jiu Jitsu Brasileiro têm sua própria curva de aprendizado.
Sempre gosto de imaginar que até Carlos Gracie se sentiu igualmente inútil quando começou a aprender com Mitsuyo Maeda.
Desafios dentro e fora do tatame
Existem alguns desafios óbvios para iniciantes no Jiu-Jitsu que acontecem durante o treinamento, mas muitos acontecem fora da academia.
Fadiga Mental e Sobrecarga de Informação
Muitas pessoas subestimam o quão mentalmente exigente o Jiu-Jitsu pode ser. Tentar aprender tantas informações novas enquanto seu corpo está exausto pode causar fadiga mental e esgotamento. Seu instrutor mostrará diversas técnicas durante cada aula, tornando difícil lembrar de tudo.
Não se culpe por não lembrar de tudo, isso acontece. Concentre-se em entender a ideia principal de cada técnica e faça anotações após cada aula, se isso ajudar. Assistir a vídeos de Jiu-Jitsu relacionados às técnicas que você aprendeu nas aulas também pode ajudar.
Lembre-se de que a memória muscular é uma coisa real; portanto, mesmo que você não pense que está se lembrando de uma técnica, a repetição acabará fazendo com que essas técnicas se tornem uma segunda natureza.
Compromisso de tempo
Equilibrar o treino de Jiu Jitsu com o resto da vida também pode ser um desafio. Estou falando sobre trabalho, família, amigos e hobbies. Encontrar tempo para treinar de forma consistente, às vezes várias vezes ao dia, pode levar a conflitos. A maioria das pessoas passa por essa luta para manter uma vida social quando inicia o Jiu-Jitsu.
Lembre-se de que consistência é o ingrediente secreto para o crescimento a longo prazo no Jiu-Jitsu. Isso significa persistir nas partes difíceis, mesmo quando você não tem vontade de treinar. Seu eu futuro agradecerá.
Ego e permanecer humilde
Uma coisa que muitas pessoas experimentam ao iniciar o Jiu Jitsu Brasileiro é deixar seus egos na porta. Isso é especialmente verdadeiro no Jiu-Jitsu porque você passa muito tempo com parceiros de treinamento mais avançados que finalizam você com facilidade.
Talvez você tenha lutado no ensino médio – ou consiga levantar todos que você conhece, Não importa . Claro, você terá uma vantagem sobre alguns dos outros novatos, mas garanto que haverá alguém com metade do seu tamanho que irá finalizá-lo com relativa facilidade quando você começar.
É por isso que ter os parceiros de treinamento e professores certos irá fazer ou quebrar sua jornada no Jiu-Jitsu, ouça-os. A maioria das pessoas que começa a treinar Jiu-Jitsu está acostumada com alguma forma de sucesso atlético no passado e se sente humilhada. Abrace-o porque é assim que você vai melhorar.
Dor, lesões e recuperação adequada
Nem é preciso dizer que lutar e rolar com outros humanos suados que estão tentando matá-lo pode prejudicar seu corpo, mas o estilo de treinamento no Jiu-Jitsu torna as lesões bastante frequentes. Esse é mais um daqueles desafios que todo mundo enfrenta quando começa a treinar.
Dormir bem, alongar-se e controlar a dieta ajuda a reduzir isso. Além disso, você provavelmente já notou aquelas faixas roxas e marrons que aparecem após o aquecimento… Você também notou que são elas que estão sempre mancando por aí também? Certifique-se de levar o aquecimento a sério, seu corpo agradecerá mais tarde. Manter-se hidratado é igualmente importante, pois é comum as pessoas suarem bastante enquanto estão nos tatames.
Se você está procurando maneiras adicionais de fazer seu corpo voltar ao normal rapidamente, a terapia fria (como banhos de gelo) e massagens são sempre uma opção.
Seja paciente e continue aparecendo
Levar-se aos seus limites mentais e físicos resultará em crescimento pessoal e confiança. E lembre-se, todo praticante de Jiu-Jitsu de alto nível já esteve no seu lugar. Seja paciente, abrace a rotina e persista – todo faixa preta é apenas uma faixa branca que não desistiu.