Uma das ferramentas mais úteis na sua caixa de ferramentas de treinamento de BJJ é rolamento posicional. Mas quanto disso você deve fazer por sessão de treinamento?
Você deve fazer isso, por exemplo, por 20 minutos após o treino? Ou durante todo o tempo de sparring?
Bem, Andrew Wiltse tem uma visão única sobre como você deve abordar essa questão.
Aqui está o que ele disse em um tópico recente no Reddit:
Seu objetivo é melhorar no BJJ. Você tem várias ferramentas para melhorar no BJJ à sua disposição, como perfuração sem resistência, perfuração com resistência,
Sparring posicional, rounds ao vivo e qualquer outra forma de participar do esporte BJJ que você possa imaginar.
Quero que você tente pensar no que essa ferramenta, o sparring posicional, faz de melhor.
Wiltse continua:
O sparring posicional com resistência é o tipo de coisa que você quer fazer quando tem uma fuga ou defesa em mente e quer tentar uma espécie de “prova de conceito” por meio de testes.
Ou você já é bom nisso e está tentando melhorar procurando pequenos detalhes ou tentando novas variações.Não é como se você devesse pensar assim: “Eu deveria rolar X quantidade de tempo e devo treinar X quantidade de tempo…”
Em vez disso, quero que você pense sobre as coisas nas quais está trabalhando em sua cabeça e em seu jogo e como pode desenvolver melhor essas habilidades com as ferramentas que tem.
Mas o que você deve usar rolamento posicional?
Wiltse explica:
O sparring posicional é excepcional para ajudar você a criar e solidificar sistemas. E parece que você está apenas…
Melhorando no BJJ haha.É assim que se faz. Você aprende mais, você implementa, você vence.
Quando eu disse que o sparring posicional é ótimo para algumas coisas, isso não significa que ele seja limitado às coisas que listei.
Na verdade, é preciso apenas pensar um pouco para descobrir no que você quer trabalhar e decidir se pode fazer isso em um contexto de sparring posicional.
Depende de cada caso, se você fizer direito.