Os pais costumam me perguntar qual a melhor idade para seus filhos começarem a treinar Jiu-Jitsu. Treino jiu jitsu há mais de 13 anos, ajudando a orientar turmas infantis, e tenho dois filhos que treinam – e dois filhos que não treinam.
Através da minha experiência, vi em primeira mão que não existe uma era mágica. Já vi crianças de 12 anos lutarem para seguir instruções básicas e já vi crianças de 4 anos começarem a aprender os fundamentos muito rapidamente. No entanto, certas faixas etárias têm vantagens e compreendê-las ajudará seu filho a prosperar.
Vários fatores influenciam na determinação da melhor idade para o Jiu-Jitsu. O estágio de desenvolvimento de uma criança é importante, mas sua personalidade, habilidade atlética e maturidade geral também entram em jogo.
Seu filho está pronto para o Jiu-Jitsu?
Antes de entrarmos em faixas etárias específicas, vamos discutir alguns sinais básicos que você pode observar de que seu filho está pronto para começar a treinar Jiu Jitsu Brasileiro:
Sinais de que seu filho está pronto para o Jiu Jitsu:
- Entusiasmo pela Atividade Física: Eles gravitam em torno do jogo físico? Talvez eles lutem com irmãos ou adorem escalar. Esse interesse mostra que eles podem gostar da fisicalidade do Jiu-Jitsu.
- Habilidades básicas de escuta: As aulas de Jiu Jitsu brasileiro exigem que as crianças sigam as instruções. Mesmo curtos períodos de concentração e foco indicam uma boa base para o treinamento.
- Interação social: O Jiu-Jitsu é um esporte coletivo em sua essência, então as crianças precisam de um nível básico de conforto com a interação social.
Não se preocupe se eles não são uma borboleta social, o Jiu Jitsu ajuda crianças tímidas a construir confiança e desenvolver habilidades sociais. Meu filho mais novo hesitou em se envolver no início, mas definitivamente se abriu com o tempo. Muitos de seus bons amigos hoje são aqueles que ele conheceu no jiu jitsu.
Dividindo por faixa etária
Embora a melhor idade para o Jiu-Jitsu varie, vamos explorar como é geralmente cada estágio:
De 3 a 5 anos: os madrugadores
Esta era tem menos a ver com técnicas complexas e competição e mais com a introdução de padrões de movimento fundamentais e técnicas básicas. Pense nisso como plantar as sementes da coordenação, do equilíbrio e da consciência corporal. As crianças desenvolverão uma base sólida para o treinamento de Jiu-Jitsu com aulas estruturadas.
As aulas nesta idade devem ser de alta energia, com um pouco mais de foco na brincadeira do que no treinamento. Ver crianças fazendo sons de animais enquanto rastejam como um urso é meio louco – nem parece treinamento. Esta também é uma idade importante para ensinar as crianças a respeitar os professores e seguir regras. Eles começarão a aprender artes marciais e a etiqueta adequada que as acompanha.
De 6 a 8 anos: atingindo o ponto ideal
Eu consideraria esta a melhor idade para as crianças começarem o Jiu-Jitsu. Crianças desta idade podem seguir instruções mais complexas e lidar com técnicas cada vez mais complexas. Eles entendem melhor o conceito de disciplina e podem começar a aprender técnicas mais avançadas de Jiu-Jitsu.
Mais importante ainda, a sua capacidade de concentração durante longos períodos desenvolve-se significativamente. Suas mentes são como esponjas e é incrível vê-los absorver informações. É também nesse momento que muitas crianças realmente começam a entender o conceito de disciplina. É uma ótima maneira de apresentar aulas de jiu jitsu a seu filho e fazer com que ele aprenda habilidades valiosas de comunicação.
Para quem está nesta fase e já treina há algum tempo, esta também é uma idade divertida para começar a competir – não se surpreenda com o nível de habilidade que uma criança de 8 anos que começou a treinar aos 5 pode ter!
De 9 a 12 anos: Aumentando o nível de habilidades
As crianças agora podem mergulhar mais fundo nas nuances técnicas durante a pré-adolescência. O foco muda para aprimorar habilidades e desenvolver um jogo e estratégia específicos. É claro que, assim como qualquer outra pessoa, eles precisam primeiro entender os fundamentos – mas têm capacidade mental para desenvolver o seu próprio jogo nesta fase.
É uma questão de qualidade em vez de quantidade, com mais atenção dedicada ao refinamento dos movimentos. Para muitas crianças, é também nesse momento que o interesse pela competição floresce, acrescentando outra dimensão à sua jornada no Jiu-Jitsu.
Adolescentes: uma saída perfeita
Nos dias de hoje, qualquer adolescente que entrar em uma academia de Jiu-Jitsu sem dúvida se sentirá intimidado. Eles descobrirão rapidamente que tamanho e força não são tudo, eles estarão atingindo crianças de 9 anos a torto e a direito. Mas é importante que eles saibam que todos começaram como faixa-branca e que os adolescentes geralmente aprendem as técnicas mais rapidamente do que as crianças mais velhas e os pré-adolescentes.
Sua capacidade de compreender as coisas com mais detalhes permite um progresso acelerado e uma compreensão diferenciada de movimentos complexos. Esta idade traz suas pressões. O Jiu-Jitsu é uma saída incrível para os adolescentes aprenderem uma nova habilidade.
Eles aprendem a administrar o estresse, desenvolver disciplina e ganhar autoconfiança que se aplica a outras partes da vida. Os adolescentes aprenderão um conjunto de regras e começarão a ver o crescimento mental através do aprendizado da autodefesa.
O que fazer antes de começar?
Encontre a Academia de Jiu-Jitsu certa
Escolher a academia de Jiu-Jitsu certa é fundamental, principalmente para as crianças. Dependendo da sua área, recomendo sempre visitar pelo menos 2 a 3 academias diferentes. A maioria terá uma opção de teste. Use esse tempo para observar a aula, conversar com outros pais, etc.
Certifique-se de que o estilo de instrução corresponda ao que você e seu filho procuram. Por exemplo, os instrutores equilibram disciplina e diversão de forma adequada para a faixa etária? Eles estão mais focados na competição ou na autodefesa?
Certifique-se de que haja protocolos de segurança claros e que todas as instalações sejam mantidas limpas.
E por último – observe as crianças! Eles estão se divertindo? Eles estão encorajando e apoiando uns aos outros – ou estão apenas tentando machucar uns aos outros?
Esteja preparado e equipado!
Você precisará de algumas coisas para a primeira aula de Jiu-Jitsu do seu filho. Para começar, eles vão precisar de kimono e cinto de Jiu-Jitsu infantil. Você vai querer lavar seu kimono depois de cada aula, então, à medida que seu filho se aprofunda cada vez mais no jiu jitsu, pode ser uma boa ideia ter de 2 a 3 kimonos para alternar.
Se seu filho planeja treinar NOGI, ele precisará de um rashguard e de um par de shorts de luta. É importante não usar uma camiseta larga ou shorts com bolsos, pois os dedos das mãos e dos pés podem facilmente ficar presos no material extra e dobrar para o lado errado (ai!)
Além de estar equipado com o uniforme adequado, leve garrafa de água e boa atitude!
Conclusão
Não existe realmente uma única resposta certa sobre quando seu filho deve começar o Jiu-Jitsu. O que importa é encontrar a academia certa, trabalhar com instrutores experientes e entusiasmados e fomentar o amor pelo esporte nas crianças. O Jiu Jitsu oferece inúmeros benefícios ao longo da vida, dentro e fora do tatame, para crianças de todas as idades.