Profissionais encerram o torneio em alta com performances estelares

Profissionais encerram o torneio em alta com performances estelares

Comemorando 10 anos de competição de alto nível com o Abu Dhabi Grand Slam World Tour, o ADGS Rio atingiu seu ápice no último domingo, 21 de julho, quando a categoria Profissional subiu aos tatames e fechou o torneio com performances memoráveis ​​em busca do ouro e da glória de se tornar um campeão da AJP.

Enquanto as categorias de faixas roxa e marrom emocionaram os fãs de luta, a categoria faixa preta roubou a cena, com a elite do Jiu-Jitsu entrando nas áreas de luta da Arena Carioca 1 e brigando com unhas e dentes para liderar cada uma das categorias de peso.

Entre os destaques do torneio, Omar Al Suwaidi, do Al Wahda Club, se tornou o primeiro emiradense a levar o ouro no ADGS Rio, Sarah Galvão estreou sua faixa marrom derrotando Julia Alves e Vitória Vieira consecutivamente, e o representante do Commando Group, Jefferson Goteu, se tornou o campeão após derrotar o favorito da divisão, Natan Chueng.

Confira abaixo como foi cada uma das finais da faixa-preta e clique aqui para ver os resultados completos!

GI MASCULINO / PRETO / PROFISSIONAL

56kg – Omar Al Suwaidi x Pedro Romanelli

Representando os Emirados Árabes Unidos em solo brasileiro, Omar Al Suwaidi mostrou sua destreza e conquistou o título da categoria 56kg. Enfrentando o local Pedro Romanelli na final, Omar rapidamente puxou e raspou para abrir o placar com um 2-0. Após uma troca de raspagens, Pedro subiu com uma pegada nas calças, quase conseguiu uma queda e então completou a raspagem para empatar o placar em 4-4, mas Omar conseguiu deslizar para as costas sem os ganchos e fez um ataque perigoso no pescoço, fechando a luta com um sólido 6-4 para se tornar um campeão do ADGS.

62kg – Jhonathan Angelim vs Davi Carlos

Vindo de três vitórias na chave, Jhonathan Angelim mostrou um Jiu-Jitsu muito tático na final dos 62kg. Contra Davi Carlos, Jhonathan entrou em uma intensa troca de raspagens e assumiu a liderança por 4 a 2. Perto do fim da luta, Davi desferiu um blitz nas pernas, mas Jhonathan conseguiu evitar qualquer movimento perigoso e, após seu oponente receber uma penalidade, venceu a luta por 5 a 3.

69kg – Raimundo Diego Sodré vs Israel Almeida

Uma batalha muito intensa na final dos 69kg. Diego Sodré usou uma pegada de lapela para raspar Israel Almeida e abrir o placar em 2 a 0, levando a uma troca de raspagens da guarda 50/50 e colocando o placar em 4 a 4. Diego subiu duas vezes para aumentar sua vantagem para 6 a 4, mas Israel conseguiu raspar e empatar o placar novamente, dessa vez em 6 a 6. O desempate veio em um ataque de pé de Diego, que não conseguiu travar a finalização, mas ainda trouxe perigo suficiente para levar a vitória por 7 a 6.

77kg – Jefferson Goteu x Natan Chueng

Vindo de vitórias por finalização nas semifinais e quartas de final, Jefferson Goteu do Commando Group manteve seu ímpeto e derrotou Natan Chueng para levar o ouro de 77 kg. O fator decisivo aconteceu logo no início, com Jefferson subindo do double pull e colocando o placar em 1-0. Com Natan faminto para virar o jogo e assumir a liderança no placar, Jefferson escolheu jogar estrategicamente, usando sua guarda laço para manter seu oponente alerta enquanto evitava qualquer movimento que pudesse prejudicar sua vitória. Quando o relógio acabou, o mesmo 1-0 permaneceu no placar e Jefferson levou o título da divisão.

85kg – Alex Munis Santos x Rafael Borges

Após superar a empilhada chave de 85 kg em seu caminho para a final, Alex Munis fechou o acordo para assumir seu lugar de direito no topo do pódio. Enfrentando Rafael Borges, o faixa-preta de Fratres pisou fundo no acelerador e foi direto para o pé, travando um poderoso Estima lock e se tornando um campeão do ADGS no Brasil.

94kg – Vinicius Liberati x Luiz Henrique Betta

Tendo superado todos os seus oponentes na divisão de 94kg, Vinicius Liberati teve seu trabalho cortado para ele enfrentando Luiz Henrique Betta na rodada de ouro. Do começo ao fim, a luta foi muito equilibrada e ambos os lados lutaram para obter uma vantagem considerável um sobre o outro. Nos momentos finais da luta, no entanto, Vinicius conseguiu um ponto valioso e conquistou o título por um placar de 2-1.

120kg – Victor Honório vs Herico Hesley

Na categoria mais pesada, Victor Honório superou uma dura batalha e derrotou Herico Hesley para se tornar o campeão. Com os atletas parelhos, a luta ficou empatada no tempo regulamentar e no golden score. Com o placar empatado em 3 a 3 por conta de duas penalidades para cada lado, o resultado da luta saiu pelos árbitros, que decidiram que Honório teve uma performance mais efetiva e, portanto, mereceu o título.

GI FEMININO / MARROM / PRETO / PROFISSIONAL

49kg – Diana Teixeira x Giulia Gregorut

Depois de ganhar o ouro do ADGS em Abu Dhabi e Istambul no início deste ano, Diana Teixeira agora adicionou o título do ADGS Rio à sua coleção. Na final da divisão de 49 kg, Giulia Gregorut começou puxando a guarda, mas Diana conseguiu se soltar e abriu o placar com um 1-0 ao bater na lateral. Giulia conseguiu impedi-la de passar e até tentou subir nos momentos finais da luta, mas Diana se manteve firme e conseguiu a vitória por pontos.

55kg – Grasielle Brandão vs Lina Grosset

Jogando muito bem por cima, Grasielle Brandão venceu Lina Grosset na final dos 55kg. Lina começou puxando, mas Grasielle passou com pressão para chegar na lateral, colocou o joelho na barriga da adversária e foi direto para a montada, colocando o placar em 8 a 0. Após Lina recuperar a guarda e Grasielle ganhar mais um ponto por quase passar, a primeira subiu atacando pelas costas para colocar o placar em 9 a 3. Lina ainda conseguiu mais um ponto, mas Grasielle subiu e passou novamente para encerrar a luta em 12 a 4.

62kg – Sarah Galvão vs Vitória Vieira

Estreando como faixa-marrom na elite do Jiu-Jitsu, Sarah Galvão provou ser uma competidora talentosa ao conquistar a categoria 62kg do ADGS Rio. Após vencer Julia Alves na semifinal, Sarah enfrentou Vitória Vieira no round ouro, começando a luta puxando para a guarda e depois subindo para fazer 1 a 0. A experiente Vitória tentou escapar da guarda fechada de Sarah, mas a estreante conseguiu manter a vantagem e ainda atacou com uma omoplata nos momentos finais da luta. Com o placar de 1 a 0, Sarah Galvão sagrou-se campeã na Arena Carioca.

70kg – Sabatha Lais vs Giovanna Carneiro

Em um piscar de olhos, Sabatha Lais levou a melhor sobre Giovanna Carneiro na final dos 70kg. Assim que o árbitro sinalizou o início da luta, Sabatha puxou e encaixou um triângulo rápido como um relâmpago, conseguindo os três toques, a medalha de ouro e o topo do pódio no primeiro minuto da luta.

95kg – Yara Soares x Tamiris Silva

Representando o Fratres Brazilian Jiu Jitsu, Yara Soares mais uma vez provou a vitória nos tatames da AJP. Depois de obter duas vitórias por finalização, Yara enfrentou Tamiris Silva no round final de 95 kg, colocando toda sua habilidade e pressão à prova ao longo dos cinco minutos regulamentados da luta. Quando o relógio acabou, o placar estava em 3-0, dando a Yara a vitória e o ouro.

Com o ADGS Rio de Janeiro 2024 concluído, as lutas dos três dias de competição estão disponíveis na plataforma TX7.com.
Não deixe de seguir @ajptour nas redes sociais para ficar por dentro de todas as notícias da ADGS e da AJP.

Deixe um comentário