Em 7 de junho de 2014, pela primeira vez em 100 anos em solo americano, o esporte Catch Wrestling renasceu no John Wooden Center da UCLA.
14 catch lutadores competiram em sete lutas de wrestling como parte do Inaugural Invitational da Catch Wrestling Alliance – EUA versus o mundo.
Pegar luta livre é um estilo clássico de luta híbrida que foi desenvolvido na Grã-Bretanha por volta de 1870 por JG Chambers, mais tarde refinado e popularizado pelos lutadores de parques de diversões itinerantes que desenvolveram seus próprios golpes de submissão, ou “ganchos”, em sua luta livre para aumentar sua eficácia contra seus oponentes. O treinamento de alguns lutadores de submissão modernos, lutadores profissionais e artistas de artes marciais mistas é baseado no catch wrestling.
O embaixador mais famoso do catch wrestling hoje é o lutador do UFC Josh Barnett. No Metamoris 4, Barnett fez o que nenhum homem havia feito até então: finalizou o faixa-preta de Jiu-Jitsu Dean Lister com um estrangulamento pelo controle lateral. Lister não tinha sido concluído nos últimos 17 anos. Foi uma grande vitória para Catch Wrestling.
Nesta longa entrevista com Luke Thomas, do MMA Fighting, Barnett fala sobre sua vitória e sobre o estado do Catch Wrestling hoje e as razões para sua relativa falta de popularidade:
Então, vamos dar um passo atrás em relação ao que aconteceu no Metamoris 4 e olhar para o estado do catch wrestling hoje. O esporte está em um lugar saudável?
É saudável, mas tem muito menos sucesso em termos de criação de mais alunos, criação de competições e obtenção da cobertura necessária em comparação com, digamos, o jiu-jitsu brasileiro. Realmente ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acho que estamos fazendo bons progressos e começando a nos tornar cada vez mais populares, começando a aumentar a quantidade de praticantes por aí e fazendo com que as pessoas vejam isso pela legítima arte do grappling. é isso.
Outro problema é que ainda não temos muitos instrutores de alto nível. São necessários concorrentes de alto nível e treinadores de alto nível. É uma pena contratar treinadores de alto nível se eles também não têm experiência de competição suficiente, então esse é um cenário realmente difícil, enquanto no jiu-jitsu há uma cultura e um ambiente de competição tão mais estabelecidos e eficazes que é muito mais fácil de encontrar uma pessoa que tem tanto experiência em competição, para saber como se manter e trabalhar no mundo real, quanto conhecimento técnico real, apenas formal.
Como isso ficou assim? Houve uma época em que a captura era significativamente mais dominante, mais dispersa pelo mundo?
Infelizmente, o wrestling profissional tornou-se muito mais trabalhado do que as lutas de exibição e isso se tornou mais uma opção viável de entretenimento e dinheiro do que praticá-las de verdade. Antigamente, havia momentos – 1800 ou 1900 – em que uma partida durava horas sem que nenhum homem conseguisse obter uma vantagem real sobre o outro. Obviamente, depois de algumas dessas coisas, as multidões começaram a diminuir e ficou mais interessante para as pessoas verem mais pompa e circunstância, mais drama, mais resultados esperados que poderiam ser controlados.
Então, coisas como judô e jiu-jitsu, nos anos 40 e 50, e até antes disso, tornaram-se bastante populares, mas é claro que parte disso é simplesmente uma questão de as coisas serem exóticas, uma maneira diferente de ver as coisas. As pessoas muitas vezes são atraídas por algo que é novo ou diferente delas, embora luta livre seja luta livre, então há muitas semelhanças, não importa qual seja a arte.
Então, por que o Catch Wrestling está longe de ser tão popular quanto o Jiu-Jitsu??
Catch Wrestler John Strickland, da Catchwrestlingalliance listou as razões disso.
1.Ninguém parece saber o que é realmente Catch Wrestling. Eles parecem pensar que é luta livre amadora misturada com outras artes. Basicamente criando um sistema feito por você mesmo e aplicando um nome que não é apropriado. (Onde há um aluno, há um professor e você pode seguir essa evidência com bastante facilidade. Pessoalmente, não dou a mínima para quem isso perturba. Isso por si só matou o retorno antes mesmo que ele pudesse começar.)
2. Os praticantes de capturas legítimas carecem de uma associação de freios e contrapesos. (Você não reivindica faixa preta de qualquer categoria em JJ se isso não for verdade. Aqueles que o reivindicam são normalmente convocados.)
3. Existem treinadores legítimos suficientes no mundo para que esta arte se espalhe corretamente, mas muitos começam a treinar cedo demais e nem sequer conhecem totalmente o sistema no sentido competitivo e muito menos para tornar alguém legítimo.
4. Sem estrutura há caos aleatório.
5. Ter clubes e afiliados é bom desde que o top tenha no mínimo dez anos de treinamento.
6. Basicamente, como acima, o Catch é considerado um sistema (qualquer um pode ser quem quiser) e, portanto, permite que qualquer pessoa ensine o treinador, etc. Eu fui um idiota, mas com evidências factuais descobri um treinamento legítimo.
7. Restavam muito poucos veteranos (especialistas) quando o estilo recuperou popularidade. Esse punhado de pessoas não pode substituir milhares de Blackbelts como em JJ.
8. JJ começou cedo com o Vale Tudo.
9. Hoje vi alguns afirmarem que Hulk Hogan é um pegador. Estou falando sério e isso é triste. É como dizer que você fez curso de biologia e agora é médico.
10. As primeiras figuras da era moderna revelaram-se falsas e mentirosas. Basta chamar isso de luta de submissão e tudo bem, mas a mentira deles deu ao estilo uma imagem muito ruim. Na verdade, sou cético em relação à maioria das afirmações hoje. Treinadores legítimos produzirão jogadores legítimos que deverão facilmente passar por cima dos golpistas.
E se isso fere sentimentos eu não me importo.
Jon Strickland
O lendário peso pesado do MMA Josh Barnett ensina seus princípios e conceitos de catch wrestling para a chave de pulso dupla dinâmica.
- A trava dupla de pulso é uma variação da kimura, que você pode turbinar com esses segredos do tipo pega-pega que foram passados para Josh – aprenda esse novo estilo de excelência no grappling: veja todos os detalhes da captura para conseguir a trava, controlando a posição, e usá-la para conseguir a submissão nesta abordagem técnica total.