Por que demora cerca de 10 anos para obter uma faixa preta em BJJ?

Por que demora cerca de 10 anos para obter uma faixa preta em BJJ?

Por que demora cerca de 10 anos para obter uma faixa preta em BJJ?

Por que demora cerca de 10 anos para obter uma faixa preta em BJJ?

Por que demora tantos anos (para o praticante médio) para obter uma faixa preta? Isso é bem complicado, mas vamos considerar alguns fatores.

O tempo médio que alguém leva para atingir o nível de faixa preta é de cerca de 10 anos, embora competidores de elite geralmente cheguem lá muito mais rápido. Vamos dar uma olhada em alguns fatores que determinarão o quão rápido você obtém sua faixa preta.

  • Frequência de treinamento. Um fator enorme será a frequência do treinamento. Simplificando, tudo o mais sendo igual, quanto mais você treina, mais rápido você melhora e mais rápido você alcança o nível de faixa preta. A maioria dos praticantes regulares treina cerca de 2 a 3 vezes por semana, totalizando 3 a 4 horas por semana. Atletas de elite podem treinar até duas ou três vezes por dia. Para fins de números, vamos pensar em um atleta de elite que treina duas vezes por dia, 6 dias por semana. São 12 sessões de treinamento, o que equivale a pelo menos 12 horas de tempo de tatame por semana. Isso é cerca de 3 ou 4 vezes mais do que o praticante médio, o que também significa que, em média, o atleta de elite melhorará 3 ou 4 vezes mais rápido que o praticante casual. Se você quiser atingir a classificação de faixa preta mais rápido, um fator que ajudará é aumentar a frequência do treinamento. No entanto, certifique-se de não exagerar e entrar em overtraining (mental ou fisicamente). Como regra geral, é aceitável fazer de 2 a 4 sessões de treinamento por semana se você pratica Jiu Jitsu como hobby e mais de 6 sessões de treinamento por semana se você decidir que quer competir.
Figura 1. Se você quer ser um competidor de sucesso, terá que treinar muito mais do que 3 vezes por semana.

Figura 1. Se você quer ser um competidor de sucesso, terá que treinar muito mais do que 3 vezes por semana.

  • Metodologia de treinamento. Junto com a frequência do treinamento está a metodologia de treinamento e esta geralmente recai sobre seu instrutor. Há uma diferença muito grande entre treinar por uma hora e fazer sparring livre e treinar por uma hora, praticar uma certa técnica de uma certa situação e então sparring naquela posição isolada seguido por algum sparring livre. O progresso feito na segunda situação provavelmente será maior do que na primeira.
Figura 2. As habilidades de ensino do seu instrutor serão muito importantes no seu desenvolvimento.

Figura 2. As habilidades de ensino do seu instrutor serão muito importantes no seu desenvolvimento.

Certifique-se de treinar de forma inteligente e de sempre ter uma meta em mente para cada sessão de treinamento e trabalhar para atingir esse objetivo.

  • Qualidade da instrução. Obviamente, uma das coisas mais importantes é a qualidade do ensino que você recebe. Bons instrutores ajudarão você a identificar detalhes que você está perdendo, ajudarão você a criar um plano de jogo e ajudarão você a focar suas sessões de treinamento nas habilidades que você precisa melhorar. Certifique-se de treinar em um lugar onde seu instrutor chefe saiba o que faz. Embora ser um atleta de elite não signifique que ele seja um professor de elite, geralmente tente aprender com instrutores que pelo menos tiveram alguma experiência competitiva.
  • Taxa de progresso. Isso difere de praticante para praticante. Há pessoas que aprendem mais rápido, há pessoas que precisam repetir um movimento cem vezes antes de conseguirem executá-lo. Uma coisa que você precisa perceber é que a progressão não acontecerá o tempo todo. Às vezes você vai estagnar, às vezes você vai progredir mais rápido, às vezes mais devagar, nunca é linear. Há algumas coisas que você pode fazer para garantir que você pegue os movimentos mais facilmente. Primeiro seria aprender os conceitos do Jiu Jitsu muito bem (movimento do quadril, enquadramento, etc.). Dessa forma, você será capaz de entender a mecânica por trás da maioria dos movimentos e ajudá-lo a reproduzi-los. Outra coisa que você pode fazer é garantir que seu corpo seja atlético o suficiente para executar esses movimentos. Pense no controle do núcleo, movimento do quadril, enquadramento, ser capaz de posturar. Tudo é muito importante para garantir que você seja capaz de executar a maioria dos movimentos.
  • Uma ferramenta fantástica para acelerar seu desenvolvimento no Jiu Jitsu. As competições têm duas vantagens muito importantes. Primeiro, quando você tem uma competição próxima, você provavelmente aumentará sua frequência e qualidade de treinamento. Isso significa que você está treinando melhor e por mais tempo para se preparar para a competição. Se isso acontecer por 4 semanas, você terá 4 semanas nas quais treinou melhor do que normalmente. Quando se trata das competições reais, elas deixarão claro para você quais técnicas funcionam e quais não. Você verá como suas técnicas são combatidas e, eventualmente, começará a treinar para se preparar para esses contra-ataques.
  • Obviamente, ser apaixonado por Jiu Jitsu ajudará em tudo. Isso tornará o treinamento mais longo e difícil mais fácil, fará você pensar em Jiu Jitsu o tempo todo (o que, por sua vez, fará você crescer mais rápido) e o encorajará a ser consistente com seu treinamento. É extremamente difícil ser um competidor de elite em Jiu Jitsu e não gostar muito de Jiu Jitsu.

Pense em quanto tempo os irmãos Miyao treinam a cada dia. Esse nível de comprometimento não é possível sem ser apaixonado por isso.

2c

Figura 3. Ser apaixonado pelo Jiu Jitsu ajudará você em tudo o que quiser alcançar no e com o Jiu Jitsu.

  • Consistência e tempo livre. Férias, lesões, períodos da sua vida em que você está extremamente ocupado ou tem outros problemas pessoais são todos momentos em que você está suscetível a dar uma pausa no Jiu Jitsu. Pausas são uma coisa perigosa para sua progressão geral. Perder 2 semanas de treinamento fará com que você não apenas perca ~8 horas de treinamento e progresso, mas o pior é que geralmente quanto mais você para, mais você acha que está tudo bem e mais difícil é retornar a ser fisicamente ativo.

Aproveite o novo conjunto de 4 volumes de Bernardo Faria, “OmoplataEveryone”, da BJJ Fanatics, e aproveite nosso desconto de 10% usando o código “BJJEE” na finalização da compra.




Deixe um comentário