Pesquisadores fornecem evidências de que o Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) pode oferecer benefícios neuroprotetores para atletas. Esta arte marcial poderia ser benéfica para a saúde do cérebro?
Um estudo realizado na Universidade de Gales do Sul pretende explorar esta questão. Benjamin Stacey, professor Damian Bailey e Zac Campbell, ex-aluno do bacharelado em Ciências do Esporte e do Exercício, publicaram suas descobertas no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports (SJMSS). Sua pesquisa se concentra nos efeitos do Jiu-Jitsu no fluxo sanguíneo cerebral e na função cognitiva.
O Jiu-Jitsu brasileiro, uma arte marcial popular, envolve asfixia intermitente devido a estrangulamentos controlados no pescoço, mas proíbe golpes, principalmente na cabeça, favorecendo a manipulação dos membros e estrangulamentos no pescoço para alcançar a submissão.
Tem havido preocupações sobre o potencial de repetidos engasgos no pescoço causarem danos cerebrais estruturais e declínio cognitivo. Para investigar, os pesquisadores usaram a ultrassonografia Duplex para medir o fluxo sanguíneo cerebral global e realizaram testes neuropsicológicos para avaliar a função cognitiva em atletas de elite de Jiu-Jitsu. Esses atletas foram comparados com controles pareados por idade, sexo e condicionamento físico.
O estudo encontrou evidências preliminares sugerindo que os atletas de Jiu-Jitsu experimentam um aumento sustentado no fluxo sanguíneo cerebral global em repouso e na função cognitiva preservada, indicando neuroproteção acelerada em comparação com o grupo de controle.
“Essas descobertas desafiam a ideia de que o Jiu-Jitsu leva ao declínio cognitivo devido ao comprometimento da função cerebrovascular”, disse Benjamin, professor de Ciências Clínicas e membro do Laboratório de Pesquisa Neurovascular. “Com a crescente popularidade global do Jiu-Jitsu, nossos resultados destacam a necessidade de mais pesquisas para examinar minuciosamente os impactos de curto e longo prazo deste esporte único.”
Daniel Strauss testou esta evidência num vídeo, mostrando os seus aspectos práticos e implicações.