Uma vez perguntaram a Rickson Gracie o que ele achava do ator/mestre de Aikido Steven Seagal e se ele era legítimo.
Esta foi a resposta de Rickson Gracie:
“Definitivamente. (Seagal) tem – com base na sua formação – um conhecimento profundo dos conceitos. Quão bom ele é na vida real, como mostrará sua eficácia, não tenho certeza. Sua filosofia é baseada em realidades comprovadas. Ele acredita na técnica e nos conceitos das artes marciais.”
Então o que isso significa exatamente. Para Rickson, Seagal tem um profundo conhecimento dos fundamentos do Aikido. Quando se trata de eficácia, ele acredita que a única maneira de ver o quão legítimo ele é é treinando ao vivo. É por isso que é importante testar sua técnica de resistência aos adversários em sparring ao vivo, para poder ver o que realmente funciona.
Uma arte marcial e um artista marcial que não treina ativamente com seus alunos para testar e refinar suas técnicas, não pode melhorar…
Outra figura importante, mas que não é um artista conjugal, é Sammy “The Bull’ Gravano. A famosa Máfia Gambino sob seu comando teve muitos negócios com Seagal no passado e em seu último vídeo, ele falou sobre como conheceu Seagal nos anos 80 e como Seagal estava pagando dinheiro de proteção aos Gambinos. A certa altura da carreira de Seagal, ele decidiu que queria parar de atuar e também não pagaria mais dinheiro à Máfia. Nesse ponto, Peter Gotti, irmão do famoso chefe da máfia John Gotti, ameaçou Seagal e o ator de filmes de ação começou a agir histérico.
Sammy the Bull relembrou, rindo: “Perdi todo o respeito por ele quando ele começou a chorar histericamente como uma velhinha. Ele estava fazendo todos aqueles movimentos de caratê durões nos filmes, mas era como um bebê grande na vida real.”