30 DE SETEMBRO DE 2024. Mais um come a poeira. Um ano infeliz para o esporte, já que mais um medalhista do Campeonato Mundial da IBJJF não passou no teste de drogas da USADA. Desta vez foi Pedro Alex, da GF Team, comumente referido como “Bombom” 28, que testou positivo para clomifeno e seu metabólito ((Z) -3′-hidroxiclomifeno) como resultado de um teste de drogas em competição realizado em 2024 Campeonato Mundial Internacional de Jiu-Jitsu da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF) em 2 de junho de 2024.
Embora a IBJJF não seja signatária do Código Mundial Antidoping (o Código), a USADA foi contratada pela IBJJF para realizar testes para o evento e coletou e analisou a amostra de Pimenta seguindo os Padrões Internacionais da Agência Mundial Antidoping. Pedro Alex ficou em segundo lugar no Mundial mas foi o próximo na fila para receber o título mundial após o vencedor da final Yatan Buenofalhou em seu próprio teste de drogas no início deste mês (mais sobre essa história aqui).
O clomifeno e seus metabólitos são substâncias específicas na classe dos moduladores hormonais e metabólicos. Eles são proibidos em todos os momentos pelo Código e pelo Protocolo da USADA para Testes de Movimento Olímpico e Paraolímpico, que se aplica com pequenas modificações ao Campeonato Mundial Internacional de Jiu-Jitsu da IBJJF de 2024.
Sobre a sanção, o comunicado de imprensa da USADA dizia: (confira o PR na íntegra aqui)
“Após uma análise minuciosa do caso, a USADA determinou que o teste positivo de Pimenta foi causado por um medicamento prescrito para fins terapêuticos sob os cuidados de um médico. Embora a substância tenha sido ingerida sob orientação de um médico, o Código exige que os atletas obtenham uma AUT antes de usar uma substância proibida, o que Pimenta não fez.
O período de inelegibilidade de um ano de Pimenta começou em 12 de julho de 2024, data em que foi imposta sua suspensão provisória. Além disso, Pimenta foi desclassificado de todos os resultados competitivos obtidos em competições sancionadas pela IBJJF ou por qualquer signatário do Código a partir de 2 de junho de 2024, data em que sua amostra positiva foi coletada, incluindo perda de quaisquer medalhas, pontos e prêmios. .“