O tricampeão mundial do ADCC, Gordon Ryan, foi convidado do Podcast Joe Rogan.
Ele afirmou que uma carreira no MMA é possível, mas apenas sob certas condições.
Ryan sofre desde 2014 de uma doença estomacal séria, Gastroparesia. Ele conseguiu chegar ao topo do mundo do grappling profissional enquanto era afetado por essa doença.
Durante o podcast, Ryan falou sobre o futuro do BJJ/Grappling e fez algumas declarações polêmicas sobre o Jiu-Jitsu de Gi:
“Honestamente, isso é morrer na América. Nos próximos 10 anos, o Gi será praticamente eliminado. Sem Gi é o caminho do futuro.”
Ryan esclareceu que estava falando sobre Grappling como um esporte profissional para espectadores.
O antigo companheiro de equipe de Gordon, Craig Jones, já declarou algo semelhante no passado.
Craig Jones ganhou destaque pela primeira vez após eliminar o grande favorito Leandro Lo no ADCC. Desde então ele teve seu próprio estudo de Jiu-Jitsu e também compartilhou muitas atitudes polêmicas, incluindo aquela “Ninguém se importa com Gi Jiu Jitsu”.
Craig Jones disse muitas coisas realmente surpreendentes sobre gi – incluindo o seguinte:
“O que me atrai no kimono é que ninguém realmente se importa com o jiu-jitsu de kimono do ponto de vista do espectador”
Jones seguiu com
“Eu vi caras passarem a vida inteira dedicados ao kimono e eles são todos iguais, estão quebrados – ninguém ouviu falar deles. Eles não podem ser pagos por seminários. É como se 0,001% dos caras realmente ganhassem dinheiro no jiu-jitsu de kimono.”
Embora você possa não concordar com Ryan e Jones, não há como negar que eles ganharam muito mais dinheiro e tiveram mais sucesso no nogi. Isso provavelmente não significa que as pessoas vão parar de treinar com kimono, ou de competir com ele, apenas que o foco no Pro Jiu-Jitsu mudará para principalmente Sem kimono.
Relacionado: