Tanto Mike Tyson quanto Royce Gracie marcaram a história de seus respectivos esportes: Boxe para Tyson e MMA para Gracie.
Em 1993, Royce Gracie era o cara mais famoso do UFC e dominava o cenário inicial das Artes Marciais Mistas com seu Jiu Jitsu. Rorion Gracie afirmou que um faixa-azul em Jiu-Jitsu brasileiro poderia vencer Mike Tyson em uma luta de MMA. Então, o que Royce poderia fazer?
Muitos consideravam Tyson o homem mais perigoso do mundo na época.
Em uma aparição recente no UFC Tonight, o ex-campeão peso-pesado do boxe disse que não é esse o caso, Royce Gracie o teria vencido.
Falando ao UFC Tonight há alguns anos, Tyson respondeu à pergunta se ele seria capaz de derrotar Royce Gracie em uma luta de MMA:
“Bem, em 93, eu estava na prisão, então não teria havido uma briga, mas não havia como eu ter vencido. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo com esse tipo de briga e teria sido pego de surpresa”, disse Tyson.
“Eu teria que treinar naquela arte específica de luta antes que isso acontecesse. Essa é uma arte específica. Você não vai entrar lá só com a mão e não ter um ótimo jogo de chão. Você também precisa de um ótimo jogo de wrestling para ter sucesso, e você não será emocionante também. Você tem que ter os dois jogos. Você tem que saber lutar e boxear. Essa é a verdade.
Tyson admitiu que se tivesse recebido a oportunidade de competir no primeiro torneio (e se não estivesse na prisão), seu ego provavelmente o teria forçado a aceitar.
“Meu ego teria me dito que eu sou o melhor lutador do mundo em todos os aspectos específicos da luta, e eu teria tentado.”
A luta do UFC 1 entre Royce Gracie e o boxeador Art Jimmerson: