Mica Galvão nas Olimpíadas de 2028? Phenom do Jiu-Jitsu fala sobre seu objetivo no Wrestling Olímpico
Recém-saído de uma temporada incrível, Mica Galvão está de olho em novos horizontes no mundo dos esportes de combate. O faixa-preta de Jiu-Jitsu brasileiro de 20 anos, que dominou a temporada 2024 ao garantir o cobiçado Super Grand Slam e conquistar o ouro no ADCC, agora considera a possibilidade de disputar os Jogos Olímpicos.
Em entrevista ao podcast “Mundo da Luta” do “Combate”, Mica deu a entender que uma transição para o MMA está no horizonte. No entanto, ele não descartou uma possível candidatura olímpica – especialmente depois de testemunhar sua namorada, Amit Elor, ganhar uma medalha de ouro no wrestling nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Inspirada pela vitória de Elor, Mica defendeu publicamente a inclusão do Jiu-Jitsu nos futuros Jogos Olímpicos. Embora a inclusão do esporte permaneça incerta, Mica tem outro caminho em mente: a luta livre.
“Quero competir no wrestling. É a maneira mais simples de chegar às Olimpíadas”, explicou Mica. “No judô a federação é um pouco mais restritiva. Sou faixa-marrom de judô, mas não continuei na faixa-preta porque exigiria muito tempo e, sinceramente, não tenho paciência nem tempo para isso”, completou rindo. “Mas seria definitivamente uma conquista adicionar ao meu currículo.”
Mica vê o wrestling como uma opção mais natural para seu conjunto de habilidades, dadas as semelhanças com o grappling. “O wrestling me parece mais familiar e acho que poderia equilibrar isso com o treino de Jiu-Jitsu. Se meu nível for bom o suficiente para me qualificar para as Olimpíadas – para as quais adoro treinar – ficaria muito feliz. É um sonho”, ele compartilhou.
Quanto ao resto de 2024, Mica atualmente não tem competições agendadas. Após o triunfo no ADCC, ele tirou merecidas férias e vem realizando seminários por todo o país.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.