Georges St-Pierre decidiu abandonar seus planos de retornar ao grappling profissional.
Com seu treinamento contínuo com lutadores de elite e sua participação no ADCC 2005, a ideia de ele competir em uma luta de grappling parecia viável, mesmo ele estando aposentado das lutas profissionais.
GSP acabou sendo escalado para competir em um evento UFC Fight Pass Invitational no final de 2023, com Nick Diaz escalado como seu oponente.
Infelizmente, a luta foi cancelada devido a lesões sofridas por ambos os lutadores durante o treinamento.
Em uma entrevista recente, St-Pierre elaborou as circunstâncias que levaram ao cancelamento da luta e sua decisão de se aposentar do grappling:
Tenho que ser honesto com vocês, no final de 2023 eu estava treinando para uma luta de grappling.
Quando eu estava treinando para a luta de grappling, foi como se uma parte de mim tivesse ressurgido, e mentalmente eu sou obsessivo-compulsivo.Quando treino para uma luta, tudo precisa ser perfeito. Eu não corto caminho, eu enlouqueço.
Eu me esforcei ao máximo para ser o melhor que posso, e acho que é por isso que me machuquei, para falar a verdade.É como se meu corpo não conseguisse mais acompanhar.
Aos 42 anos, a preparação para a luta foi difícil para St-Pierre, e agora, aos 43, ele decidiu encerrar seus planos de retornar ao grappling:
Não consigo manter o mesmo volume e intensidade que costumava fazer quando competia.
Para mim, isso precisa ser feito se eu quiser dar o melhor de mim e mostrar o melhor de mim.
Mas não consigo fazer isso.Preciso aceitar isso, e é difícil, mas agora fiz as pazes com isso.