Marcelo Garcia – um dos grapplers mais condecorados e queridos da história do Jiu-Jitsu brasileiro – refletiu recentemente sobre sua passagem pelas artes marciais mistas (MMA) e as circunstâncias que o levaram a deixar o esporte.
Garcia estreou no MMA em outubro de 2007 no K-1 Hero’s, enfrentando o experiente lutador sul-coreano Dae Won Kim.
Apesar de seus sucessos no wrestling, a carreira de Garcia no MMA terminou quase tão rapidamente quanto começou – quando uma joelhada de Kim no segundo assalto causou um corte que levou a uma paralisação médica e uma derrota por nocaute técnico para Garcia.
Em uma entrevista recente com Luta de MMAGarcia explicou que embora não se arrependa de ter se afastado do MMA, o treinamento pós-luta o deixou ansioso por uma chance de se redimir:
Não que eu me arrependa (de não ter lutado MMA de novo), mas treinei tanto depois daquela derrota que sinto que tinha que desabafar com alguém.
Alguém teve que pagar por todo o treinamento que fiz depois que perdi aquela luta.
E acabei nunca mais voltando para o MMA.
O principal obstáculo, segundo Garcia, foi o contrato com a K-1 Hero’s.
O acordo o proibia de competir em torneios de grappling, deixando-o sem oportunidades de lutar ou retornar às raízes do Jiu-Jitsu:
O tempo passava e eu me perguntava se ainda conseguiria competir no Jiu-Jitsu caso voltasse.
Isso me fez perder totalmente o interesse em lutar MMA.Graças a Deus consegui voltar atrás e vencer mais três Mundiais (IBJJF) e mais um ADCC.
Garcia também revelou que quase garantiu outra luta em 2008, o que poderia ter sido um grande momento em sua carreira no MMA – um confronto com Nick Diaz.
Na época, Diaz era um lutador consagrado, com vitórias sobre competidores importantes como Robbie Lawler e Gleison Tibau.
Apesar dos preparativos, a luta nunca se concretizou:
As pessoas não sabem, mas cheguei muito perto de lutar contra o Nick Diaz.
Nós até assistimos as fitas dele e tudo, mas não deu certo.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.