Postagem de convidado de James Duscio, faixa-preta de Jiu-Jitsu sob o comando de Walter Cascao Vital e executa golpes fortes em Cascao BJJ em Las Vegas NV.
Um dos aspectos mais negligenciados do treinamento de um jogador de Jiu-Jitsu é o jogo de queda. Quão errado é isso? Principalmente considerando que quase toda luta começa em pé. Existem alguns motivos pelos quais muitos alunos começam de joelhos, mas o maior deles é simplesmente para evitar lesões. Não há como negar que, por mais importante que seja o treinamento de queda, a quantidade de lesões decorrentes dele geralmente supera a quantidade de lesões decorrentes do início no solo. Portanto, a solução não pode ser evitar completamente o jogo em pé. A solução tem que ser treinar quedas de forma mais segura e sem perder a eficácia. Aqui estão algumas táticas testadas e comprovadas para reduzir as taxas de lesões sem evitar essa peça crucial do quebra-cabeça.
Batalha sob o gancho
Comece em um clinche por cima e nade de volta para frente alternando sob os ganchos com seu parceiro por trinta segundos, depois lute por ganchos duplos pelos próximos 30 segundos, resistência total. Depois de algumas rodadas disso, avance o exercício não apenas para lutar por ganchos duplos, mas também para avançar para o controle lateral em pé. Quando alguém atingir a posição dominante em pé, reinicie. Estabelecer ganchos duplos e/ou controle lateral em pé oferece inúmeras vantagens de queda.
Entradas
Um dos aspectos mais difíceis da queda é a entrada propriamente dita. Controlando suas mãos, punhos e molduras. Esta broca funciona exatamente isso. Enfrente seu parceiro e por 1 minuto volte com a entrada de sua escolha, sem resistência, sem quedas. Após o primeiro minuto, inicie uma rodada de entrada de resistência completa. Assim que alguém entrar com uma perna única, uma perna dupla ou uma elevação de quadril de judô, faça uma pausa e reinicie. Não há quedas aqui, apenas uma batalha pela entrada.
Perfuração
Você nunca consegue perfurar o suficiente e isso inclui a trocação. Escolha uma queda e, sem resistência, perfure-a para frente e para trás, do chão ao chão, por 3 min. Após o primeiro round, comece com a mesma queda, mas peça ao seu parceiro para treinar a defesa de queda. Faça esta rodada por 3 minutos também. Para o round final de 3 minutos, adicione uma queda combinada que contrarie sua defesa. Você e seu parceiro são capazes de realizar quedas, defesas e combinações. Muitas repetições geralmente aumentam as taxas de sucesso em pé.
Luta Sombria
A caixa de sombra dos boxeadores porque é uma ferramenta de treinamento eficaz, mas os grapplers sempre parecem esquecê-la. Use a rodada de sombra para misturar fotos de sombra com extensões e footwork. Mudanças de nível de trabalho, circulando, entrando e saindo, tudo sem parceiro. Depois de algumas semanas fazendo isso, você notará que sua velocidade e movimento em pé terão melhorado dramaticamente.
Uma das razões pelas quais o Jiu-Jitsu é uma arte tão eficaz é a nossa capacidade de treinar com alta intensidade e, ao mesmo tempo, minimizar lesões. É hora de aplicarmos esses mesmos princípios de treinamento ao jogo em pé. Experimente essas táticas de treinamento por algumas semanas e observe seu jogo em pé alcançar rapidamente o jogo de chão, sem o alto risco de lesões.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.