No Georgian Fighting Championship (GFC) 27, uma luta intensa no peso mosca terminou dramaticamente quando Edalet Zeynalov garantiu uma rara finalização com esmagador de costelas de escorpião contra Giorgi Magradze.
A luta começou com os dois lutadores trocando golpes fortes, com Magradze inicialmente dominando o agarramento. Porém, no final do primeiro round, Zeynalov virou o jogo puxando para a guarda e travando o pouco usado triturador de costelas de escorpião, movimento difícil de executar e raramente visto no MMA ou no Jiu-Jitsu brasileiro. Pego de surpresa, Magradze não conseguiu se libertar e bateu devido às fortes dores, marcando uma vitória inesperada por finalização para Zeynalov em sua estreia profissional.
Esta vitória no GFC 27 em Tbilisi, Geórgia, foi um destaque, principalmente porque o triturador de costelas de escorpião normalmente não é eficaz em níveis mais elevados de competição. Com apenas 23 anos, o estreante azerbaijano fez uma entrada espetacular na carreira profissional com esta técnica. Enquanto isso, o georgiano Magradze caiu para o recorde de 0-2, após enfrentar uma das finalizações mais raras do MMA. Para Zeynalov, esta estreia impressionante melhora significativamente o seu perfil no início da carreira.
O triturador de costelas de escorpião envolve uma trava corporal onde o praticante usa as pernas e os braços para aplicar uma pressão significativa na caixa torácica do oponente.
Veja como aplicá-lo: