Khabib Nurmagomedov, ex-campeão invicto dos leves e recentemente indicado ao Hall da Fama do UFC, se aposentou em 2019 com um recorde impecável de 29-0.
Sua última luta foi uma luta de unificação do título dos leves contra o campeão interino Justin Gaethje, onde Khabib garantiu um Triangle Choke no segundo round para vencer – e anunciou sua aposentadoria imediatamente depois.
Desde que se afastou, Khabib permaneceu próximo do esporte, treinando seu protegido Makhachev para conquistar o título dos leves.
E, embora Makhachev e Ilia Topuria tenham recentemente se envolvido em debates sobre sua capacidade de luta fora da jaula, ressurgiu uma história do passado de lutas de rua do próprio Nurmagomedov…
Particularmente um encontro notável onde enfrentou dois irmãos consecutivamente.
Ele compartilhou o que aconteceu:
Uma vez meu primo brigou na rua, ele perdeu e eu fui brigar.
Eu falei: “Agora você precisa brigar comigo”.Eu tinha 14 ou 15 anos.
Eu lutei com ele e venci esse cara.Seu irmão agora briga comigo. Mas esse cara pensou que eu estava cansado
Lutei uns quatro ou cinco minutos com ele e finalizei com um estrangulamento.Ele (o irmão) vem, eu acabo com ele também.
Eu o sufoquei.
Embora fãs e lutadores tenham instado Khabib a considerar retornar ao octógono, a estrela do Daguestão recusou firmemente qualquer possibilidade de retorno:
Se vocês precisam de campeões, estou ajudando meus irmãos a se tornarem campeões.
Temos o Islã (Makhachev), campeão. Temos Umar (Nurmagomedov), próximo candidato. Temos o campeão Usman (Nurmagomedov).Temos muitos campeões.
Vocês nunca vão sentir minha falta porque no nosso time, na nossa academia, criamos campeões.Vocês vão (sempre foram) campeões (do camp), não se preocupem com isso.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.